quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Os Primeiros Clubes Sociais

sede própria do Clube Cearense em frente ao Passeio Público. Mais tarde funcionou no prédio o Hotel de France 

O Clube Cearense foi o primeiro clube social de Fortaleza, fundado ainda no segundo império, foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1867, com um grande baile, reunindo o melhor da sociedade desse tempo. Não completou 35 anos de existência , mas durou o tempo suficiente para tornar-se uma referência para as associações que o sucederam.
Nas primeiras décadas do século XX, dois clubes sociais realçavam o estilo de vida da chamada alta sociedade fortalezense: o Clube Iracema e o Clube dos Diários. 
 


Festa de 50anos do Clube Iracema

O Clube Iracema foi fundado no dia 28 de junho de 1884, como reação democrática contra o elitista Clube cearense, marcando seu início como centro atividades políticas e sociais, voltado para a militância dos movimentos abolicionistas e republicanos. Era a resposta social da burguesia emergente associada à parcela da alta classe média, contra a aristocracia da terra, numa época em que a cidade crescia de população, já próxima de 35 mil habitantes, vivenciando um tempo de mudanças na estrutura econômica e política da província.
Durante vinte dias, um grupo de jovens comerciantes e intelectuais preparou o baile inaugural que seria realizado no dia 19 de julho. O Clube Iracema privilegiou as atividades culturais, registrando em seus salões intenso movimento artístico-literário. Ali nasceu o gabinete de Leitura, o Instituto do Ceará, a Fênix Caixeiral, a Padaria Espiritual, a Sociedade Perseverança e Porvir, a Academia Cearense de Letras e a Sociedade Libertadora Cearense. 

baile no Clube Iracema 

Depois do encerramento do Clube Cearense, muitos de seus antigos associados passaram a frequentar o Iracema. Intensificaram a vida social do clube e o lhe conferiram o status de mais importante dentre as agremiações sociais de Fortaleza. Admiráveis festivais foram realizados no Clube Iracema, conduzidos por músicos como Arthur Napoleão, Dalmau, Galiani, Landau Teixeira e Alberto Nepomuceno. Por muitos anos o Clube Iracema ocupou vários casarões do centro da cidade. Em 1922 sediou-se no Palacete Ceará, na Praça do Ferreira de propriedade do coronel José Gentil de Carvalho.

Em 1939 o Clube Iracema instalou sua sede em prédio próprio na Praça dos Voluntários. Este prédio, um dos mais belos exemplos de estilo art-deco da cidade, foi desapropriado em 1947 pela Prefeitura de Fortaleza para ali instalar seu centro administrativo. 


Clube dos Diários

Em consequência de uma dissenção na sociedade do Clube Iracema, surgiu em 18 de março de 1913, o clube dos Diários, aquele que seria o mais requintado do período da Belle Epoque de Fortaleza. Desde sua inauguração, instalou-se no Palacete Guarany, na antiga Rua Formosa, hoje Barão do Rio Branco. 

 reunião da diretoria do Clube dos Diários no Palacete Guarany - 1954 

Mais tarde foi construída uma nova sede social, na Aldeota, entre as ruas Barão de Aracati e Carlos Vasconcelos, numa área hoje ocupada pelo edifício da Receita Federal. O Clube dos Diários preenchia a vida social de Fortaleza com charme e elegância. Bailes grandiosos, apresentações musicais, exposições de arte ocorriam em seus salões. Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, sua diretoria procurava oferecer aos associados o que havia de mais moderno na área de lazer e entretenimento.                                      
 
anúncio em jornal dos anos 60
Até o final dos anos 20, a vida social e elegante da cidade era conduzida pelos dois clubes: Iracema e Diários. Esses rivalizavam nas festas e bailes carnavalescos. Na segunda metade do século XX, o Clube dos Diários, numa forme de sobrevivência, fundiu-se com o Clube Iracema constituindo o Clube Diários-Iracema.

Ceará Country Club


Um terceiro clube, o Ceará Country Club inaugurado já nos fins da Belle Epoque, congregava quase que exclusivamente a colônia inglesa da cidade até 1956. A partir daí houve uma abertura no seu quadro social, com aquisições de ações por membros da sociedade fortalezense.
Fundado em 23 de abril de 1924, com a intenção de promover o esporte entre britânicos e americanos residentes no Ceará, o Country Club tinha o inglês como idioma oficial da diretoria. Seus terrenos foram adquiridos de Dona Maria Teresa de Souza Accioly, viúva do Comendador Antônio Pinto Nogueira Accioly mediante escritura pública de 1922. Abrangiam duas quadras entre a Avenida Santos Dumont, Ruas Silva Paulet, Pereira Filgueiras e Avenida Barão de Studart. A sede do clube foi edificada em estilo normando, pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman.
No tempo da administração dos ingleses, todos os bailes do Ceará Country Club findavam com a valsa “Daisy Bell”, cujo refrão dizia:



“Daisy, Daisy, give me your answer, do!
I’m half crazy, all for the love of you!
It won’t be a stylish marriage,
I can’t afford a carriage,
But you’ll look sweet upon the seat
Of a bicycle buit for two!

O refrão dessa canção vitoriana fez parte da história dos jingles da rádio brasileira, participando, assim, da evolução radiofônica, iniciada em 1931, que abriu o Brasil para o mundo, conduzindo-o à Era das Comunicações de Massa.
Uma das mais importantes propagandas da época, anunciava o produto farmacêutico fitoterápico “Phymatosan”, que tinha como slogan “A sentinela dos pulmões”. A partir do tempo de ouro do rádio nacional, em todas as emissoras do país, por anos a fio, um afinado coral acompanhava a valsa , num ritmo arrastado. Esse antológico jingle, teve seus versos confirmados pelo pesquisador Cristiano Câmara, que propalava:

Phymatosan, quando você tossir,
Phymatosan, se a tosse resistir
Renova seu apetite
Acabando com a bronquite
Phymatosan, melhor não tem
É o amigo que lhe convém.

  
extraído do livro
Ideal Clube - história de uma sociedade - memórias, documentos, evocações
de Vanius Meton Gadelha Vieira 
fotos dos livros Ideal Clube, Ah, Fortaleza! e do Arquivo Nirez


Nenhum comentário: