sábado, 19 de abril de 2014

Coca-Cola realiza em Fortaleza treinamento para gestão de resíduos nos estádios da Copa do Mundo da FIFA™


Catadores em treinamento na última quinta-feira (17/04) em Fortaleza-CE.
  • Fortaleza, uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, recebeu o treinamento que beneficiou 70 catadores de material reciclável;
  • Profissionais irão trabalhar no gerenciamento dos resíduos sólidos dos estádios da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014;
  • Todo o lixo sólido produzido no evento da FIFA será reciclado.

A Coca-Cola Brasil, em parceria com a FIFA, será a responsável pela ação de gerenciamento de resíduos sólidos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. A ação, que teve como teste a Copa das Confederações da FIFA 2013, quando 70 toneladas de material foram destinadas à indústria de transformação, será realizada nas 12 cidades-sede do megaevento. Para garantir a excelência do projeto, a empresa irá treinar toda a equipe de catadores que trabalhará durante os jogos, realizando o Treinamento para Gestão de Resíduos nos Estádios da Copa do Mundo da FIFA™. Ao todo, serão 840 catadores capacitados. Fortaleza recebeu o treinamento na última quinta-feira, dia 17, no Confort Hotel.

Durante a Copa do Mundo todo o lixo sólido produzido nos estádios será coletado e encaminhado à reciclagem nas cooperativas apoiadas pela Coca-Cola Brasil participantes do projeto Coletivo Reciclagem, que oferece suporte para a gestão e capacitação em 300 cooperativas em 22 estados. Em Fortaleza, todo o material coletado no Castelão será destinado à Rede de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis do Estado do Ceará, formada por 16 cooperativas e associações. A estimativa é que sejam produzidas cinco toneladas de resíduos passíveis de reciclagem a cada partida da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

O curso teve uma carga horária de 4h e nas aulas os catadores aprenderam como manusear os equipamentos que serão utilizados durante o Mundial. Eles foram treinados também sobre a dinâmica de trabalho dentro do estádio, além de terem recebido informações sobre segurança e questões comportamentais.

“Avaliamos a experiência realizada na Copa das Confederações de forma bastante positiva e, em parceria com a FIFA, resolvemos levar a ação para as 12 cidades-sede. A participação dos catadores foi fundamental para o resultado. Pensando na Copa do Mundo, decidimos ir além e contribuir também para o crescimento profissional e pessoal desse grupo. Por isso, criamos o Treinamento para Gestão de Resíduos nos Estádios da Copa do Mundo da FIFA™”, explica Victor Bicca, Diretor de Assuntos Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

A iniciativa da Coca-Cola Brasil tem o objetivo de estimular a expansão da coleta seletiva de lixo urbano nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™. A reciclagem de resíduos está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, que cria normas para a coleta, o destino final e o tratamento de lixo urbano e industrial, entre outros.

Todas as ações da Coca-Cola durante a Copa das Confederações da FIFA e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ serão baseadas nos três legados que a companhia pretende deixar para o País com o evento: reciclagem, comunidade e vida ativa.


Legados para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™

Comunidade
Presente em cerca de 150 comunidades de 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, o Projeto Coletivo Coca-Cola terá um protagonismo na Copa do Mundo FIFA™. A companhia planeja capacitar cerca de 115 mil jovens até o fim de 2014, quando estarão preparados para atuar no mercado de trabalho. A Coca-Cola Brasil pretende utilizar parte desta mão de obra durante o evento.

Reciclagem
Pioneira em reciclagem no Brasil, a Coca-Cola apoia mais de 300 cooperativas através de incentivos para a coleta seletiva, como programas de gestão e equipamentos. Durante a Copa das Confederações da FIFA 2013, a Coca-Cola, em parceria com a FIFA, foi responsável pelo gerenciamento de todo o resíduo sólido produzido nos seis estádios. O material coletado foi encaminhado à reciclagem nas cooperativas apoiadas pela Coca-Cola Brasil, por meio do projeto Coletivo Reciclagem. Após a realização das 16 partidas da competição, 70 toneladas de resíduos sólidos foram enviadas para reciclagem. A iniciativa será ampliada para as 12 cidades-sede do Mundial de 2014.

Vida Ativa
O conceito de vida ativa tem como carro-chefe a Copa Coca-Cola, que desde 2011 vem estimulando a prática de exercício físicos em diversas comunidades de todo país através de um torneio de futebol que reúne mais de 10 mil jovens divididos em mais de 500 equipes. Os campeões de 2012 tiveram a honra de atuarem como os gandulas da Copa das Confederações Brasil 2013. Para 2014, a Coca-Cola Brasil vai novamente oferecer treinamento específico para todos os 750 meninos e meninas vencedores da Copa Coca-Cola 2013 estejam aptos a atuarem como gandulas na principal competição da FIFA.


Nenhum comentário: