domingo, 5 de abril de 2020

O Poder dos Coronéis - Gustavo Augusto Lima


No sertão do Ceará, movido a bacamarte, poder e latifúndios, a lei e a justiça eram feitas segundo a ótica e visando os interesses dos coronéis, que determinavam castigos aos inimigos e decretavam sentenças que não raro, incluíam a pena capital. Não havia julgamentos, defensores ou juízes. Havia o coronelato, o mandonismo, a aceitação e o reconhecimento do "manda quem pode...". A esses potentados sertanejos, todos se dobravam, inclusive as chamadas “autoridades constituídas”.

Do início do primeiro reinado (1822), até o governo de José Bezerril Fontenele – primeiro governador eleito por votação popular (1892-1896) – o posto de Presidente da Província do Ceará passou por grande alternância de titulares.  Na década de 1880, nos anos que antecederam a proclamação da República, o Ceará tinha uma média de dois presidentes por ano. O primeiro governador do período republicano (Luiz Antônio Ferraz - 1889-1891), ficou três anos no cargo, mas seus sucessores repetiram o padrão do tempo do Império, e ficaram pouco tempo no poder.

O sucessor de Bezerril, Antônio Pinto Nogueira Accioly, do Partido Republicano Federal, foi eleito pelo voto popular e governou a Província no período 1896 a 1900 (primeiro mandato). Foi no Governo Accioly, que o coronelismo atingiu seu ápice, onde os coronéis eram mantidos como aliados do governo em troca e votos e favores.
  
Praça da Matriz em Lavras da Mangabeira (foto IBGE)

O Coronel Gustavo era um desses poderosos executores da lei, filho de outra notória coronela do sertão, a famosa Fideralina Augusto Lima, que mandava matar os inimigos e desafiava a todos com sua audácia. Fideralina já tinha fama de mandona e autoritária, mas despontou como liderança política da região de Lavras da Mangabeira depois da morte do seu marido Ildefonso Correia Lima, em 1876.

Coronel Gustavo Augusto Lima



Gustavo nasceu a 23 de agosto de 1861 no seio de uma das mais importantes famílias do Cariri. Filho, neto e bisneto de coronéis, teve desde a mais tenra idade, convivência com a cultura do poder e as relações entre os latifundiários e seus cabras e escravos. Uma das características mais marcantes da educação que recebeu de sua mãe, dona Fideralina Augusto Lima, foi o esmero pela instrução formal. Dizia a matriarca do clã dos Augustos que a próxima geração exerceria o poder a partir da força da caneta, não do bacamarte, como era na sua própria época, de sorte a que teve especial zelo com a educação dos seus filhos e netos.

Gustavo não era o primogênito de dona Fideralina, mas o seu quinto filho. (Casada com o major Ildefonso Correia Lima, o casal teve 12 filhos: Isabel, Honório, Raimundo, Ildefonso, Gustavo, Maria, Joana, Vicência, Josefa, Joaquim, Francisco e Vicente). De início Gustavo não foi preparado para assumir a chefia do clã, papel destinado ao seu irmão mais velho, Honório. Mesmo assim foi enviado para estudar no tradicional colégio do Padre Inácio de Souza Rolim, onde estudaram dentre outros José Marrocos (um dos lideres da emancipação política de Juazeiro), e o próprio Padre Cícero Romão Batista.

Antes mesmo de assumir o poder em Lavras da Mangabeira, exerceu vários cargos de honor, quase sempre através da firme influência de sua mãe. Antes de 1907 já havia exercido o cargo de coletor das rendas provinciais, membro do Conselho de Intendência Municipal e já ostentava patente de coronel da Primeira Companhia do Batalhão da Guarda Municipal.

Mas sua vocação era para a política, o que acabou levando Gustavo a entrar em desastroso conflito com seu irmão Honório. O episódio iria definir seu destino como mandatário local, e marcaria profundamente a vida de Dona Fideralina, cujas consequências duraram até o dia de sua morte. Era tão absoluto o controle exercido pela família Augusto, que somente outro membro do clã poderia desafiar as ordens da matriarca.

Foi exatamente o que fez seu filho Honório Correia Lima, que começou a discordar da orientação política de sua mãe e por esforços próprios chegou a ocupar a posição de líder do Partido Governista em Lavras. Dona Fideralina, no entanto, não admitia que ninguém contrariasse suas determinações ou que brilhasse mais do que ela mesma, o que a levou a tomar sérias providências.

Após firme recusa do filho em ceder o lugar que havia conquistado, resolveu tomá-lo pela força. No dia 26 de novembro de 1907, valendo-se de seus destemidos cabras e sob a liderança de Gustavo, Honório foi retirado à força, não só da Intendência, mas também do partido, e da própria cidade, de onde partiu naquele mesmo dia com toda sua família. Foi a ascensão definitiva de Gustavo ao poder local, posto na Intendência no lugar do irmão.

Antes da saída dos cabras, da varanda do Sitio Tatú, Dona Fideralina deu a sentença: “aquele que derramasse o sangue do Torto, morreria”. Torto era o apelido de Honório, que era caolho. Depois desse episódio, a família nunca mais conseguiria se harmonizar, replicando aquela rusga original em vários desdobramentos.

Matriz de São Vicente Ferrer - Lavras da Mangabeira - CE (foto IBGE)

Tanto Honório quanto Gustavo eram casados com duas primas legítimas, filhas de uma irmã de Fideralina, Dulcéria Augusto de Oliveira, conhecida por Pombinha. Naquele episódio, Pombinha tomou as dores de Honório tendo se juntado a ele na indignação pela desfeita de Fideralina. Daí nasce uma inimizade entre as duas irmãs que durou pelo resto de suas vidas. Uma vez que Honório se retirou para Fortaleza, e jamais retornou à Lavras, Pombinha assumiu a liderança da oposição. Quando se deu o episódio da queda da oligarquia de Nogueira Accioly, da qual Fideralina era aliada, e quando começou a nomeação dos novos intendentes, a indicação para a Intendência de Lavras teve o patrocínio de Pombinha, que indicou para o cargo, seu genro, conhecido por Zé Burrego. E em cumprimento a uma promessa, Pombinha atravessou de joelhos, todo o largo da matriz, indo até o altar, em comemoração a perda de prestígio político da irmã.      
Consta que já no leito de morte Fideralina chamou a irmã para fazer as pazes, ao que Pombinha respondeu que não iria, que se fosse para perdoar, faria isso à distância mesmo.

Praça Presidente Vargas - Estação ferroviária de Lavras da Mangabeira (foto IBGE)

Quanto ao coronel Gustavo, continuou sua trajetória de poder e influência política. Senhor de vastos domínios territoriais, em 7 de abril de 1910 resistiu bravamente à invasão da cidade de Lavras, por cento e cinquenta homens comandados por Joaquim Vasques Landim, defendendo o burgo ameaçado pelos maiores coronéis do Cariri e consolidando, assim, a sua posição no âmbito da vida política do Estado.

Na condição de mandatário do município de Lavras, fez parte do famigerado Pacto dos Coronéis, assembleia política realizada na então vila de Juazeiro, sob os auspícios do Padre Cícero Romão, aos 4 de outubro de 1911, sendo, no ato, representado pelo seu filho, o coronel João Augusto Lima.  Conhecido pela sua pertinácia política, participou com grande contingente de homens para o êxito da Revolução de 1914, que destronou o Governo de Franco Rabelo.

A sua intervenção nesse movimento, conhecido por Sedição de Juazeiro, foi das mais relevantes, tendo, inclusive, disputado, com Floro Bartolomeu, a sua liderança, em cuja vanguarda encontrava-se quando as tropas sertanejas invadiram Fortaleza em 1914, tendo sido aclamado, no momento, pelo alto comando da Revolução, como general de campo, em alusão às suas estratégias.

Palácio da Luz, Fortaleza (foto IPHAN)

Aquartelando o seu estado maior no Palácio da Luz, o Coronel Gustavo teve papel decisivo na constituição do novo governo cearense, indispondo-se, daí por diante, com Floro Bartolomeu, numa rixa que ganhou as páginas da imprensa de todo o Brasil.  Com o triunfo da Sedição de Juazeiro, foi nomeado prefeito da sua terra de berço, por ato de 21 de março de 1914, permanecendo nesse posto até 27 de agosto de 1920, mas ali sempre reinou de forma soberana desde a deposição do seu irmão, Honório Correia Lima, revestindo sempre as características do mandonismo e tomando partido nas disputas que sacudiram as estruturas políticas do seu tempo.

Foi deputado à Assembleia Legislativa do Ceará, nas legislaturas de 1915 a 1916, de 1917 a 1920 e de 1921 a 1923, destacando-se, durante esse período, como líder do governo e presidente da referida Assembleia. Eleito vice-governador do Ceará, para o biênio 1914-1916, exerceu essa função paralelamente ao mandato de deputado estadual e ao cargo de prefeito municipal da sua terra.

Político de temperamento forte e de decisões que causavam temor a seus adversários, sempre que raivoso ameaçava passar os inimigos nas moendas do engenho Pau Amarelo, cidadela e reduto inexpugnável da sua fortaleza política. Contra o poderoso caudilho de Juazeiro do Norte, Floro Bartolomeu, destilou a sua valentia e as suas ousadas ameaças.

aspecto da Praça do Ferreira entre o início dos anos 20 e início dos anos 30. (Foto Arquivo Nirez)

Contudo, apesar do prestígio político e do cargo de deputado estadual que ocupava, foi alvejado a tiros de revólver, na Praça do Ferreira em Fortaleza, a 28 de janeiro de 1923. Na ocasião o coronel Gustavo achava-se em companhia de duas filhas, Luisinha e Maria Luísa, e tomava assento no bonde do Outeiro para se deslocar à sua residência na Avenida Dom Manuel, quando tombou vítima de disparos deflagrados por Raimundo de Eusébio, vindo a falecer quatro dias depois, a 1º de fevereiro, na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Foi sepultado no cemitério São João Batista desta cidade.

Fontes:
Wikipédia

Um comentário:

Portugal: O Pior e Mais Brutal Colon no Mundo disse...





adicione meu Blog ao seu blog amigos!!!!!*****

=============================================================
Bela Olivenza sempre Espanhola ❤️
Portugal?? el pais fallido y mais pobre de Europa
====================================
The Portuguese had a brutal record in the Americas as a colonial power. The most horrendous abuses occurred in the colony of Brazil: natives were enslaved, murdered, tortured and raped in the conquest and early part of the colonial period and later they were disenfranchised and excluded from power. Individual acts of cruelty are too numerous and dreadful to list here. Portuguese Conquistadors in Brazil reached levels of cruelty that are nearly inconceivable to modern sentiments.

Today, Portugal is the Biggest Racist country that i have ever lived in. I feared for my life there and i consider myself lucky that my family got out alive! I have never lived in such poverty (Sopas dos Pobres everyday) 40% unemployment rate and 60% of the population earn less than $932 USD per month, and that’s considered Middle Class here! Within the European Union it is the worst of the worst place to live in.

The bottom line is the bulk of the People in the poor country of Portugal exist in a brainless comma that is fed by Ignorance, anti-Spanish hate, and severe Racism of pretty much everybody that isn’t Portuguese! And, Portugal started the Global Slave Trade in 1441 so it is definitely NOT a safe place for Blacks!!

I found important websites that explain the Severe multi-generational Racism and Hate that exist in Portugal today, and i highly encourage all to read them and spread the word in order to avoid innocent, and desperate people from living or visiting there. Get educated on the Truths about Racist Portugal now.

1) https://www.theroot.com/a-white-journalist-discovers-the-lie-of-portugal-s-colo-1790854283

2) https://saynotoracistportugal.neocities.org/

3) http://www.discoveringbristol.org.uk/slavery/routes/places-involved/europe/portugal/

4)SOPAS DOS POBRES EVERYDAY IN PORTUGAL BECAUSE OF NON EXISTENT ECONOMY:

https://www.noticiasaominuto.com/pais/764453/sopa-dos-pobres-foi-criada-ha-anos-mas-ainda-existe-problemas-persistem

5) http://www.ipsnews.net/2011/10/portugal-crisis-pushes-women-into-prostitution/

6) https://www.theatlantic.com/business/archive/2013/06/the-mystery-of-why-portugal-is-so-doomed/276371/

7) https://portugaltruths.neocities.org/

8) https://portugalwasabadcolonizer.neocities.org/

9) https://portugalisxenophobic.neocities.org/

10) https://portugalisaracistcountry.neocities.org/

I HEREBY ALERT ALL PEOPLE ON EARTH TO NOT BUY FROM PUTUGAL, DO NOT SPEND YOUR HARD, EARNED MONEY GOING THERE AND BOYCOTT ALL PORTUGEE STORES IN YOUR AREA! DON'T BUY THEIR GOODS OR WINES!!!

THESE XENOPHOBIC RACISTS HAVE TO LEARN AND THE BEST WAY IS TO BLOCK THEM ECONOMICALLY!

BE CAREFUL FRIENDS!

+++FEEL FREE TO ADD MY BLOG LINK AND PICTURES TO YOUR BLOG OR WEBSITE FOR FREE! IT IS IMPORTANT TO TELL PEOPLE THE TRUTH ABOUT PUTUGAL!!+++

Be SAFE friends. Hugs.
=======================================


O Alentejo Portugues? Ilhas Salvagems Espanholas! Olivenza Espanhois!!!!❤️