segunda-feira, 18 de agosto de 2014

As paradas de ônibus


O desenvolvimento dos meios de transporte favoreceu o crescimento da cidade e o surgimento de novos bairros. Não importa o quão longe seja o local de moradia ou de trabalho, se passar um ônibus por perto, o acesso e a mobilidade estão garantidos. 

 Praça José de Alencar 1981 
(foto de Gentil Barreira do livro "Viva Fortaleza") 

De acordo com o portal G1, o sistema de transporte público de Fortaleza conta com 296 linhas, 579 itinerários e 4.807 paradas de ônibus, com uma frota diária de 1.812 veículos circulando na cidade. Toda essa estrutura transporta aproximadamente 1 milhão de passageiros que utilizam diariamente o transporte público.
Fortaleza é também a 6ª. Capital do Brasil e a primeira do Nordeste a oferecer serviço de consulta de itinerários de ônibus pelo Google Maps. O usuário acessa a ferramenta, informa o trajeto que quer seguir e obtêm dados como as linhas que fazem o percurso, rotas, horários de partida e chegada, quantidade de paradas, distâncias e valor da tarifa.

Na tentativa de melhorar a viagem e garantir mais conforto aos passageiros, foi lançado o Programa de Implantação de ar-condicionado nos ônibus. A  a Prefeitura estabelece o prazo de seis anos para que toda a frota de coletivos da cidade tenha esse dispositivo. A partir de dezembro deste ano, todo novo veículo adquirido pela frota deverá contar com ar-condicionado. A cada ano, pelo menos 12,5% da frota de ônibus serão substituídos por veículos com ar-condicionado. 
Apesar da propaganda em torno do sistema de transportes e da tecnologia para obtenção de informações sobre percursos, o transporte coletivo é de péssima qualidade, com veículos sujos, quentes, superlotados, insuficientes e quase sempre atrasados em relação ao horário estabelecido.
Outro grande problema, que aflige os usuários do transporte, são os locais escolhidos para a parada dos coletivos. Das alegadas 4.807 paradas, a maioria absoluta se resume a uma placa indicativa da Etufor, sem qualquer infraestrutura, sem segurança, sem cobertura. 

 





Mesmo os pontos de ônibus dotados de equipamentos, são muitos deles, desconfortáveis, com material inadequado, como esses com coberturas transparentes, que não protegem do sol, e com assentos muito baixos.


fotos de Rodrigo Paiva 
 

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