terça-feira, 12 de agosto de 2014

Fortaleza na Era Vitoriana - A Corrida do Algodão

Nunca houve na história da Inglaterra uma época tão esplendorosa como a Era Vitoriana. No Século XIX a Grã-Bretanha quase duplicou os domínios de seu extenso império que, desde 1763, já era a primeira potência colonial do mundo. A partir da segunda metade desse século, o mundo seria ofuscado com o brilho do império britânico.
A revolução Industrial foi a principal causa e seu aceleramento, o resultado do progresso técnico e das transformações ocorridas na Inglaterra. Com a expansão da civilização industrial, novas descobertas científicas e técnicas encontraram suas aplicações práticas no prodigioso mundo vitoriano. O desenvolvimento das telecomunicações começou com o telégrafo de Morse, em 1837. Estabeleceu-se em 1851, a primeira comunicação telegráfica submarina. Quinze anos mais tarde realizou-se a primeira transmissão transoceânica.

 Rua Major Facundo, ano de 1893 

A pequena Fortaleza, tão distante do brilhante mundo inglês, viveu em sua versão própria a Era Vitoriana (em alusão à Rainha da Inglaterra Alexandrina Vitória que reinou por 64 anos, entre 1837 a 1901). Importante entreposto na exportação de algodão, a capital cearense passou a manter relações comerciais regulares com o continente europeu a partir de 1831.  Atraídos por esse comércio, ingleses, portugueses e franceses, nascidos quando se propagava em ondas a Revolução Industrial na Inglaterra, se estabeleceram em Fortaleza e tornaram-se prósperos comerciantes.
O historiador Raimundo Girão refere-se a eles como “homens afeitos às exigências das grandes cidades europeias, e por esta razão, finos cavalheiros no meio que mal saía dos hábitos mais rudimentares.

 Rua Floriano Peixoto, 1910 

A capital do Ceará não passava então de um acanhado povoado com menos de dez mil habitantes. Recentemente elevado à categoria de cidade, sua parte urbanizada não excedia a um quadrilátero formado por seis quarteirões. As  casas em geral eram baixas, escuras, com telhado de beira e bica. As ruas não eram calçadas, o abastecimento de água era muito precário e não havia iluminação pública. Na cidade observavam-se os costumes simples do sertão, com uma rotina triste e monótona. Aracati, Sobral e, sobretudo, Icó, eram mais adiantados e populosos que a pequena Fortaleza de Nova Bragança.
Com o propósito de sanear a economia e finanças do Ceará, o senador José Martiniano de Alencar então no governo da província, criou o Banco Provincial do Ceará, o primeiro a funcionar no Brasil depois do Banco do Brasil, criado por Dom João VI. Entre as obras públicas, Alencar abriu estradas, como a que ligava Fortaleza a Icó e a Sobral; construiu açudes e distribuiu terrenos entre os colonos para povoar e cultivar as terras devolutas da província, fornecendo instrumentos e condições adequadas para o seu trabalho.
Por esta época Robert Singlehurst fundou em Fortaleza a famosa Casa Inglesa, que já centenária, encerraria suas atividades como propriedade da família Salgado. Robert Singlehurst foi seguido pelos concorrentes Kalkmann, Brunn, John F. Graf, Louis Sand e J.U.Graff, que instalariam seus negócios, trazendo mudanças aceleradas na vida da cidade,  dedicando-se à importação e exportação, Henry Ellery construiu seu próprio trapiche para embarque e desembarque de mercadorias.

 fábrica Philomeno 

A Guerra de Secessão (1860-1865) trouxe a riqueza algodoeira para o Ceará. No período mais glorioso do Império britânico, quando o comércio  mundial crescia num ritmo sem precedentes, a indústria  ficou ameaçada de entrar em colapso devido ao  impedimento da exportação do algodão dos Estados Unidos, em decorrência dessa guerra. Com a corrida do algodão, o Brasil por suas condições favoráveis, tornou-se o maior produtor mundial dessa fibra, sendo o algodão cearense preferido entre os demais por sua qualidade, alvura e asseio. Iniciou-se então uma fase particularmente propícia ao desenvolvimento econômico do Ceará.

 maquinário para beneficiamento de algodão da Casa Boris 

Ao final de 1860, podiam-se contar quinze casas comerciais estrangeiras na cidade, fora as portuguesas. Entre esses comerciantes europeus, os Borges estavam entre os primeiros que aqui chegaram. Seu patriarca Martinho de Borges requereu ao rei D. João VI um passaporte para o Ceará. Na parte ocidental da atual Praça do Ferreira construiu seu palacete residencial, que posteriormente serviria de residência ao Barão de Aquiraz. Adquiriu o antigo Palácio dos Governadores, na então Rua dos Mercadores, atual Conde D’Eu, instalando ali sua casa comercial. 

 Casa Boris, 1909 

José Smith Vasconcellos, o futuro Barão de Vasconcellos chegou em 1831, em companhia do seu meio-irmão John William Studart, que se tornaria vice-cônsul britânico no Ceará e pai do Barão de Studart. Em Fortaleza, esta família juntou-se aos Mendes da Cruz Guimarães, aos Hughes, aos Ridgway, aos Moreira da Rocha e aos Albano. Maranguape abasteceria Fortaleza com as lavouras dos açorianos Amaral e Correia de Melo.
Ao lado de outras famílias tradicionais, oriundas de troncos lusitanos dessas época, estão: Amaral, Bastos, Theóphilo, Correia de Melo, Almeida, Nunes de Mello, Gouveia, entre muitas outras que ajudaram a construir esta cidade, como a família Mamede que, já em 1842 instalou a Farmácia Mamede. Do velho mundo vieram os Justa; da França Henrique Cals e vindos da Alsácia-Lorena, os Gradvohl, os Boris e os Meyer, que tantos benefícios trariam à economia e à cultura cearense.


Extraído do livro ideal Clube, história de uma Sociedade
De Vanius Meton Gadelha Vieira  
fotos do Arquivo Nirez e FIEC   

Nenhum comentário: