domingo, 26 de outubro de 2008

Praça Murilo Borges (Praça do BNB)



Localizada no centro entre as ruas Assunção e Floriano Peixoto a Praça recebeu esse nome em homenagem ao ex-prefeito de Fortaleza, General Murilo Borges Moreira (1963-1967). A Praça bem cuidada e arborizada, é mantida pelo Banco do Nordeste.


A fonte no centro da praça, veio da Alemanha em 1930 e foi instalada inicialmente na praça da Lagoinha, sendo transferida no inicio da década de 1960 para a Praça Clóvis Beviláqua. Em 1965 foi colocada no centro de uma rotatória no cruzamento da Avenida 13 de Maio e Avenida da Universidade. Quando no inicio dos anos 1970, a prefeitura optou pela retirada da rotatória para desafogar o trânsito no local, a fonte foi desmontada e ficou guardada no depósito da então Superintendência Municipal de Obras e Viação (SUMOV).
Em 1984 foi restaurada, remontada e colocada na então recém construida Praça Murilo Borges.

7 comentários:

raymundo disse...

é até louvável que um equipamento tão antigo como essa fonte continue funcionando e embelezando a cidade, isso num lugar como Fortaleza, onde os bens públicos são tratados como lixo. Passo as vezes na pracinha do BNB e sempre paro para admirar a fonte. É o coração da praça.

passante disse...

eu sabia que já tinha visto aquele chafariz em outros lugares!

Renata Reis disse...

Percebe-se "de cara" a diferença entre um espaço que é administrado pela prefeitura e o que administrado por outros. O exemplo é essa praça do BNB: onde estão os camelôs? e os pivetes? e os vagabundos de plantão? Estão na praça do Ferreira, da lagoinha, da José de Alencar. Na do BNB não.

Anônimo disse...

essa fonte é muito bonita, embeleza a praça...a população precisa aprender a cuidar dos patrimonios da cidade! Se houvesse consciencia, todas as praças poderiam ser belas como essa!

Anônimo disse...

A FONTE É BELISSIMA...PRECISAMOS DELA POR 5 MINUTOS...GRAVAR UMA CENA PARA UM FILME TRABALHO ESCOLAR...SERA QUE É PROIBIDO ENTRAR DENTRO?

Fátima Garcia disse...

olá anônimo,
a fonte está lá à vista de todos, quanto a entrar dentro, se isso for realmente necessário, voce deve procurar o pessoal do Centro Cultural BNB, no prédio em frente, entrada ao lado, pela Rua Floriano peixoto. boa sorte

Rogério Rich disse...

Vcs tem uma pc rara, que veio a quase 100 anos da Alemanha , precisa ser cuidada e preservada .Os Alemães agradecem, por ser alemão fico feliz de ver ela ai com vcs. Abraços ...