segunda-feira, 21 de julho de 2008

Exemplos que salvam: Projeto Quatro Varas

O Projeto funciona em sede própria em uma das áreas mais carentes de Fortaleza, o bairro do Pirambú. Surgiu de uma iniciativa do professor Adalberto Barreto, médico e professor da Universidade Federal do Ceará.
O projeto existe há mais de 20 anos e se mantém pela venda de produtos e serviços ofertados à comunidade. Surgiu como resposta ao desafio de resgatar direitos básicos de migrantes nordestinos residentes no bairro do Pirambú. Assim, conseguiu transformar um bairro conhecido por suas carências em uma comunidade ativa, com um espaço de reflexão e estímulo às descobertas dos valores pessoais e culturais, colocados a serviço das dinâmicas individuais e coletivas.

De acordo com o professor, o projeto trabalha com a ecologia do espírito: trata de problemas gerados pelo alcoolismo, uso de drogas, abandono social e pobreza.
Duas fontes de conhecimento movem o Projeto 4 Varas: o conhecimento acadêmico, simbolizado pela iluminação do teto da tenda principal, e o saber do senso comum, simbolizado pelas laterais feitas de cipó, por onde entra a luz natural.
O projeto conta com serviços de massoterapeutas treinadas com recursos do projeto e de rezadeiras, que num misto de técnica, fé e cultura popular, cuidam do corpo e da alma dos freqüentadores; no local funciona ainda ateliê de arte e teatro e terapia ocupacional. Os prestadores de serviços são pessoas da comunidade, semi-alfabetizadas, mas com grande experiência em suas respectivas áreas de atuação. 
O projeto oferece trabalho de apoio a indivíduos e famílias que vivem em situação de pobreza e sofrimento psíquico e trabalha as potencialidades ao invés das carências.
O projeto que já beneficiou cerca de doze mil pessoas é desenvolvido pelo Departamento de Saúde Comunitária e pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vi na tv o Projeto e achei lindo. Gostaria de saber se precisam de voluntários e se for sim....como posso proceder para me candidatar.
Agradecida.
luziara@daterranet.com.br

Fátima Garcia disse...

Oi Luziara,
não tenho a informação, mas eis o link do projeto, sugiro que entre em contato com eles. abs.
http://www.4varas.com.br/