sábado, 2 de maio de 2020

A Chegada das Igrejas Evangélicas (até 1970)


A Igreja Católica Apostólica Romana chegou ao Brasil logo após o descobrimento, junto com os primeiros colonizadores portugueses que aqui aportaram trazendo os padres da Companhia de Jesus – os Jesuítas – que se encarregaram de promover a substituição dos símbolos religiosos indígenas pelos preceitos da Igreja Católica. E o país cresceu e se desenvolveu como o maior país católico do mundo, tendo o catolicismo como religião oficial até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado Laico. Antes mesmo da instituição do Estado laico e da liberdade de crença, a primeira igreja evangélica já se instalava e conquistava fiéis no Ceará.

Igreja Presbiteriana


Ao casal de missionários De Lacy Wardiaw e sua mulher Mary Wardlaw, que aqui chegaram em 1881, é creditada a primeira incursão da igreja presbiteriana em terras cearenses. No mesmo dia da chegada, em um hotel da Praça dos Mártires (Passeio Público), o pastor apresentava o culto aos anfitriões: o capitão do porto e senhora, o chefe dos correios um jornalista recém convertido e alguns passantes. Em que pese o culto em língua estrangeira, o americano batizou 13 novos adeptos em julho de 1883, data que foi organizada a primeira igreja evangélica do Ceará – a segunda do Norte e Nordeste – e que por ocasião de sua instalação recebeu os primeiros missionários e a denominação de Igreja Presbiteriana de Fortaleza.  

Em 12 de outubro de 1898 foi assentada a pedra fundamental da primeira Igreja Presbiteriana de Fortaleza, à Rua Sena Madureira esquina com a Rua Pedro Borges. Hoje a igreja conta com mais de 50 templos em todo o Estado. Dentre as obras sociais mantidas pela igreja, estão um abrigo para senhoras idosas e carentes; um projeto no bairro Parque Santa Cecília, que oferece a 500 crianças cursos gratuitos que incluem escola de 1ª a 4ª Séries, esportes variados, balé, dança moderna, música teatro, informática, além de assistência médica, odontológica, e o Projeto Vila Mar, no bairro do Serviluz, que atende a 801 crianças, oferecendo creche e escola de 1ª a 4ª séries, e cursos gratuitos de balé, música, esportes variados, teatro e informática, além de assistência médica, dentária, psicológica. A sede da igreja fica na Avenida Visconde do Rio Branco.

Igreja Batista

O primeiro contato da Igreja Batista com os cearenses, aconteceu em 1908, através do pastor Eric Nelson. De 1923 a 1930 funcionou em estado embrionário, sendo criada a primeira igreja na Aldeota. Registra-se o ano de 1945 como o da chegada dos primeiros missionários residentes, o pastor Burton de Wolfe Davis e sua mulher Sarah Blanche Davis . Alguns anos mais tarde coube a outro casal – Robert Standley organizar a segunda igreja, a de Monte Castelo, época em que foi construído o Colégio Batista de Fortaleza. 


Colégio Batista Santos Dumont - inaugurado em 1950 
Hospital Batista - anos 60
Em 16 de junho de 1960 houve o lançamento da Pedra Fundamental. Com um projeto arrojado, o Hospital já foi concebido com a intenção de ser o mais moderno do Ceará, e o 1° Hospital Batista do Brasil. 

Ao fim dos anos 50 foram construídas cinco igrejas, sendo duas em Fortaleza e três em cidades do interior. A partir dos anos 60 os batistas concentrariam mais esforço em sua propagação, criando congregações e construindo o Hospital Batista Memorial. Ligados às atividades da Igreja Batista, além do Hospital e do Colégio, estão ações que visam a reabilitação de viciados em Drogas, a Livraria Batista Cearense, no Centro, além da Escola  Kerigma, que encerrou as atividades em 2016.

Igreja Pentecostal Assembleia de Deus

primeiro templo central em Fortaleza

No Ceará a Igreja Assembleia de Deus começou a operar a partir do interior, com a instalação de uma unidade num lugarejo conhecido como Alagoinha, em Itapajé, em 1914, sob a responsabilidade do pastor Adriano de Almeida Nobre. A abertura do primeiro núcleo em Fortaleza só seria possível em 1929, tendo como pastor Antônio Rego Barros, enviado pela igreja de Belém. A fundação da igreja em Fortaleza ocorreu   no dia 07 de setembro do mesmo ano, na Rua Santa Terezinha, nº 146, no bairro do Arraial Moura Brasil.

Por volta de 1933 a unidade de Fortaleza contava com apenas 42 membros, Em 1935 o novo pastor José Teixeira Rego transferiu o salão de cultos que funcionava no bairro Benfica para um prédio na Rua Tereza Cristina. Com o passar do tempo e o aumento no número de congregados, o templo passou por uma reforma, sendo reinaugurado em 1957 com uma solenidade que foi assinalada como “o maior acontecimento na história do povo pentecostal no Ceará”. Hoje são 110 mil igrejas no Brasil, frequentadas por 12 milhões de fiéis, e inúmeras obras sociais. A sede da Assembleia de Deus fica na Avenida dos Expedicionários.

Adventistas do Sétimo Dia

Os Adventistas são uma igreja cristã protestante organizada nos Estados Unidos em 1863. A primeira missão adventista do Sétimo Dia a incursionar no Ceará data de 1936, quando aqui chegou o missionário Leo Halliwel, a quem coube implantar um núcleo religioso compartilhado por 29 adeptos. Esse trabalho inicial foi impulsionado a partir de 1938, época em que a igreja já contava com cerca de 300 membros. O templo central foi inaugurado em 1947.

Católicos Melkitas

Templo Melkita Nossa Senhora do Líbano - no bairro Meireles

A instalação da primeira e até agora única paróquia do rito Melkita Bizantino no Ceará ocorreu em 1953, ocupando então a Igreja de São Pedro, na Praia de Iracema. Sua criação deve-se ao esforço da colônia libanesa residente em Fortaleza, de onde saíram os 15 membros que comporiam o Conselho Leigo do núcleo religioso em seu início.

Em 1963 a igreja transferiu suas instalações para a Rua República do Líbano, que recebeu o nome de igreja Melkita Nossa Senhora do Líbano. Os melkitas são católicos, estão ligados à Roma, mas diferem do restante por utilizarem o rito Oriental – mais precisamente o Bizantino e não o ocidental em suas liturgias.

Testemunhas de Jeová

O movimento que resultaria no surgimento das Testemunhas de Jeová foi iniciado em 1870, nos Estados Unidos. Todas as testemunhas de Jeová gastam em média 15 horas mensais no serviço de pregação das “Boas novas do Reino de Deus”, dirigindo estudos bíblicos domiciliares. Em Fortaleza, o primeiro local de reuniões funcionou na Rua Justiniano de Serpa, sendo transferida posteriormente para a Rua 24 de Maio e depois para a Avenida Duque de Caxias. 

Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, reinaugurado no Eusébio em 2020, com capacidade para 2.000 pessoas.

As Testemunhas de Jeová são avessos à Teologia da Prosperidade (doutrina religiosa cristã que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos e que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel. No Brasil, seu maior divulgador é o bispo Edir Macedo, da IURD), não fazem nenhum tipo de coleta nas reuniões, nem cobram entrada para qualquer que seja o evento. Os ministros não cobram para realizar batismos, funerais, casamentos ou outros serviços religiosos. Não arrecadam dinheiro em bazares, vendas de rifas, bingos, jantares beneficentes ou eventos semelhantes, nem pedem doações. Neutralidade política e recusa à transfusão de sangue também são características pelas quais os membros são conhecidos. A igreja tem atualmente 117 salões do Reino e 46.619 membros espalhados pelo Ceará.

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

A Igreja dos Mórmons tem suas origens na cidade de Lago Salgado, no Estado norte-americano de Utah. A filosofia mórmon alcançou o Ceará na década de 60, quando o missionário Douglas J. Fenwick se instalou em Fortaleza como primeiro presidente em território cearense num imóvel na Aldeota. Os trabalhos da Igreja começaram em 1966, na Praça do Ferreira, onde os missionários encontraram os primeiros membros cearenses. Atualmente o número de membros no Brasil ultrapassa 1,4 milhão, segundo dados fornecidos pela entidade. Eles se reúnem em cerca de duas mil congregações espalhadas por todo o País.


A obra realizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem 35 mil m², levou 30 meses para ficar pronta e envolveu mais de duas mil pessoas. O templo tem fachada revestida em mármore e estátuas de ouro. Inaugurado em 2019 na região da Praia do Futuro

Igreja Messiânica

A Igreja Messiânica surgiu no Japão em 1935, criada por Meishu Okada. Sua filosofia de ação se concentra em ensinar as pessoas a serem úteis à humanidade. No Ceará tem uma única igreja, estabelecida em Fortaleza na Avenida Desembargador Moreira

 Igreja Metodista

A primeira igreja Metodista foi implantada em Fortaleza no ano de 1968, pelo missionário Josias Terenzi Pinto, instalando-se em casa na Rua Barbosa de Freitas nº 1830, passando dois anos depois para sua sede própria na Avenida Visconde do Rio Branco nº 3543.

Em 1972 a igreja deu início a um trabalho de difusão, angariando novos membros. A igreja atua em dois segmentos, o religioso e o social, onde mantém cursos de alfabetização, realiza um projeto habitacional em Acaraú e opera um Centro Social na Avenida Leste-Oeste. No Brasil os metodistas contam com seis universidades e operam 42 cursos de nível superior. 


fontes:
Anuário do Ceará 79/80
Jornal o Povo
Sites das Igrejas

Um comentário:

Antonio Victor disse...

Querida escritora, gostei muito do seu trabalho aqui nesse texto. Faço parte da PIB de Fortaleza na Silva Paulet 1111 e senti falta dela no texto já que é a primeira Igreja Batista de Fortaleza. Abraços!