Mostrando postagens com marcador vila união. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vila união. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Os Clubes de Subúrbios

A elite e a classe média dividiam espaço no recesso dos clubes elegantes da Fortaleza durante  décadas, até por volta dos anos 60/70:  Ideal, Náutico, Iracema, Diários, Maguary, Comercial e Massapeense. Os grandes eventos e os encontros de amigos aconteciam no ambiente distinto e seguro das maiores agremiações.

Fortaleza, porém, não era feita apenas do mundo elegante. Outros segmentos tinham seu espaço próprio e participavam ativamente de animadas reuniões festivas, especialmente nos finais de semana. Em muitos bairros existiam clubes, a maioria pequenos, mas não menos movimentados. Alguns típicos de classe média, outros, de classes menos favorecidas, mas, todos vivendo uma fase de grande efervescência. Eram os chamados "suburbanos", clubes localizados nos bairros, fora do circuito dos clubes elegantes (Aldeota, Meireles, Praia de Iracema).  

O Clube de Regatas, localizado na Barra do Ceará, imediações da foz do Rio Ceará, era o maior deles. Iniciou suas atividades nos anos 60. No lançamento, os proprietários fizeram uma ação de marketing para a venda de ações, com a planta do clube e seus diversos atrativos. Assim, o Regatas tinha associados na Capital e no Interior.

Projetado pelo arquiteto Ivan Bezerra, em modernas instalações, contava com piscina, quadra de tênis, garagem para embarcações, e salão nobre com um imenso lustre de cristal comprado em São Paulo. O Clube de Regatas não foi pensado nem se destinava ao lazer das pessoas mais humildes da região que já começava a se proletarizar. Em sua origem era frequentado por pessoas que vinham de outras regiões. Os sócios do clube que moravam em áreas mais distantes, enfrentavam areal, piçarra e areia frouxa para chegar ao Regatas. 

Clube de Regatas Barra do Ceará
O Clube de Regatas foi palco para shows de artistas de renome nacional, bailes de formatura e festas de confraternização de empresas, empresários ou políticos. Outro atrativo interessante do Regatas eram os bingos com prêmios que iam de automóveis a passagens aéreas passando por eletrodomésticos. O Regatas entrou em declínio já no final da década de 60, quando os clubes sociais começaram a competir com outras formas de lazer.

Os militares de patentes mais baixas, suboficiais e sargentos, frequentavam suas próprias agremiações: o Clube General Sampaio congregava o pessoal do exército. Tinha sede no Benfica, com bar e restaurante organizados, sempre com boa freqüência. Encerrou as atividades em 1964; Os sargentos da Aeronáutica tinham seu ambiente especial no Ícaro, na Avenida Visconde do Rio Branco, bairro de Joaquim Távora, com festas de grande prestígio aos sábados e domingos.

No mesmo bairro Joaquim Távora, bem próximo ao Ícaro, ficava o Suerdieck, que viveu uma fase de grande esplendor, promovendo bailes monumentais, inclusive patrocinando concursos para a escolha da "Miss Suburbana", uma espécie de miss Ceará alternativa.

Ainda na Visconde do Rio Branco já próximo ao centro, estava o 24 de Maio, que aliava sua condição de time de futebol de muita força na Segunda Divisão, a uma intensa atividade social em sua sede, onde às festas costumavam comparecer centenas de jovens.

Clube Santa Cruz na Rua Padre Mororó (google)

Havia o Santa Cruz, que teve como presidente Francisco Dutra, um dos primeiros sócios do Ferroviário e antigo árbitro de futebol da Primeira Divisão do futebol cearense. Apesar da proximidade com o Cemitério São João Batista, promovia grandes bailes de carnaval e festas nos finais de semana, com muitos frequentadores.

Não menos animados eram os bailes do Jabaquara, onde a presença mais notada era a de Valfrido Coelho, o “Pimpolho” ex-jogador de futebol, folião de primeira hora, e um dos criadores do famoso Cordão das Coca-Cola. O Jabaquara teve seus tempos áureos quando mantinha sede na Avenida Carapinima, no Benfica.

Clube Secai, no Pirambu - imagem: Antônio Viana

Também no Benfica ficava o Gentilândia Futebol Clube, onde a freqüência, notadamente a masculina era predominantemente de alunos da Universidade, daí o apelido de dado pela imprensa de time dos acadêmicos.

Localizado no Bairro Nossa Senhora das Graças (grande Pirambu), o SECAI foi fundado em 14 de setembro de 1960 e destacou-se pela atuação na área de esportes, lazer, qualificação profissional, junto aos jovens moradores do bairro. 


Na Fortaleza provinciana também havia festas animadas nos salões do Terra e Mar, no Mucuripe, do Rio Branco, no Antônio Bezerra, do Trilho, na Volta da Jurema, no Romeu Martins no Montese, no Vila União, no bairro homônimo, no Tiro e Linha, no Mênfis Club, no Clube Recreativo Aerolândia, no Tiradentes, e em inúmeros outros pequenos e médios clubes suburbanos, que agitavam fins de semana e períodos carnavalescos, hoje, alguns em plena atividade e outros, há muito desaparecidos. 


Fontes:
Sessão das Quatro, cenas e atores de um tempo mais feliz
Blanchard Girão
Do Clube de Regatas Barra do Ceará ao Cuca Che Guevara
David Aragon disponível em 
 <http://www.ujsceara.org.br/2009/08/do-clube-de-regatas-barra-do-ceara-ao.html>
 


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bairros de Fortaleza: Vila União


O bairro Vila União foi fundado pela prefeitura de Fortaleza em 23 de agosto de 1940. O lugar  hoje chamado Vila União, já foi denominado de Barro Preto. Aqui eram terras de propriedade da Sra. Maria de Conceição Jacinto, natural da cidade de União, hoje Jaguaruana. Em 1938 as terras foram vendidas  para o Dr. Manoel Sátiro, que loteou as terras e batizou o loteamento de Vila União. 


Final da Avenida Luciano Carneiro, a principal via do bairro, antigo acesso ao terminal de passageiros do Aeroporto Pinto Martins. 
A linha férrea  que corta o bairro liga a Parangaba ao Mucuripe. Foi construída em 1942.



O largo foi construído em 1965,  na gestão do prefeito Murilo Borges. Quando da inauguração do Aeroporto e da Avenida Luciano Carneiro, passou a ser chamada de Praça do Vaqueiro, por conta do monumento que existia no local. Em 1982 passou a ser chamada de Praça Brigadeiro Eduardo Gomes. 
 O lugar que já foi movimentadissimo, com pontos de taxis, restaurantes, lanchonetes, estacionamento de veículos, agora está vazio. é um lugar bonito, arborizado e agradável, mas que não conta com nenhum equipamento que atraia a presença de público. 


Depois da inauguração do novo terminal de passageiros em 1998, o antigo espaço passou a funcionar como  Terminal de Aviação Geral (TAG), onde opera a aviação de pequeno porte (aviação geral, executiva, táxi aéreo).



Monumento ao Vaqueiro fica na praça Brigadeiro Eduardo Gomes, bem em frente ao antigo aeroporto. Na escultura do artista plástico pernambucano Corbiniano Lins, um vaqueiro montado em seu cavalo domina um grande boi, ladeado por um cachorro. 
Corbiniano Lins também é o autor da Estátua de Iracema, no Mucuripe, e da Mulher Rendeira, no Centro. Como muitos outros na cidade, este monumento também está relegado ao abandono, pichado, quebrado, deteriorado. 

 A placa indicativa do monumento já diz tudo sobre o estado em que se encontra o conjunto.


 A Lagoa do Opaia é mais recursos hídrico poluído e com a qualidade da água comprometida. Segundo dados da Prefeitura de Fortaleza, a lagoa fica no bairro Aeroporto

 
Não há equipamentos de lazer na lagoa nem no seu entorno, apenas ambulantes e bares 
improvisados. 


A beleza cênica não esconde os problemas ambientais que afetam a Lagoa da Opaia, situada nas imediações do Aeroporto Pinto Martins 

O único equipamento de lazer que localizei na lagoa do Opaia foi o modesto parquinho.

 Praça Jorge Vieira, inaugurada em 8 de novembro de 1968. 


Fica localizada entre as ruas Lineu Jucá, Almirante Rufino, Alberto Montezuma e Jorge Acúrcio. É conhecida como Praça da Igreja. 
O logradouro foi recuperado em parte, recentemente, por iniciativa da população com o apoio do pároco da Igreja.

 A Paróquia Jesus Maria José, foi fundada na mesma época da praça. Fica na Rua Montezuma, 473, Praça Jorge Vieira. 

o antigo Clube Vila União fica em frente a praça Jorge Vieira. 


Enfrentando dificuldades desde a década de 1980, com o declínio dos clubes sociais, o Vila União Atlético Clube é mantido pela população e sobrevive com a realização de eventos voltados para a comunidade.

Moderno shoping center na Avenida Luciano Carneiro



O Gabinete da prefeita funciona na Avenida Luciano Carneiro desde a década de 1990, quando o então prefeito Juraci Magalhães transferiu a sede do poder municipal, do centro  para o Bairro Vila União. 



O Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS,  Foi inaugurado em 26 de dezembro de 1952 como Hospital Infantil de Fortaleza (HIF), com a competência de abrigar nas 03 enfermarias, crianças doentes provenientes principalmente do interior do estado.
 A iniciativa foi considerada pioneira, pois, até então, não existia em funcionamento no Ceará nenhuma unidade hospitalar voltada exclusivamente para o atendimento às crianças. 
Uma nova unidade foi inaugurada em 1976 e, em 17 de julho de 1977 por ocasião da visita do Dr. Sabin ao hospital, o governo decreta a mudança de HIF para Hospital Infantil Albert Sabin. 
Hoje o hospital tem uma média mensal de 650 internações, 20 mil consultas, 30 mil exames laboratoriais e 350 cirurgias. O corpo clínico é composto por quase 300 médicos, e cerca de 1.300 funcionários, entre servidores do estado e terceirizados.
Fica na Rua Tertuliano Sales, 544. Alguns sites de localização dão o Albert Sabin como localizado no bairro Parreão.

fontes:
Diário do Nordeste
O Povo
Wikipédia
página do HIAS  
fotos de abril/2011 - Fortaleza em Fotos