×
DSC07275 Praça Cristo Redentor
Praça Cristo Redentor

Antes de 1915, a face oeste desta praça praticamente não existia, ocupada por casebres e mocambos, motivo pelo qual foi fácil levantar o então suntuoso prédio do Circulo Operário São José, uma das primeiras iniciativas em terras cearenses do 3° bispo do Ceará e 1° arcebispo de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes, que emprestou o nome a uma avenida de Fortaleza (Avenida Dom Manuel). 
torredocristo+002 Praça Cristo Redentor
Prédio do Circulo Operário/Teatro São José – fundado em 19 de junho de 1913 sob os auspicios da greja Católica. (foto Mauricio Cals)

No centro da praça foi erguida em 1922, uma torre com a imagem de Cristo Redentor, abençoando a cidade com um dos seus braços e segurando uma cruz com o outro. A torre foi construída em comemoração ao centenário da independência do Brasil, por inspiração de Raimundo Frota, grande benfeitor do Circulo Operário, que concorreu para a construção do monumento com quarenta mil tijolos.  

torredocristo Praça Cristo Redentor


A Torre do Cristo Redentor forma um conjunto harmonioso com a Igreja da Conceição (foto Mauricio Cals)

O Circulo Operário tomou a si essa tarefa e convocou os mestres Antonio Machado, Domingos Reis e Severino Moura, todos vicentinos e terceiros franciscanos. 
Sem a assistência de engenheiros ou arquitetos, o belo monumento provocou admiração no Rio de Janeiro, através de análises técnicas em revistas especializadas. 
Enquanto a torre era inaugurada, os quatro novos sinos da igreja da Nossa Senhora da Conceição da Prainha badalavam, saudando o evento. 

torredocristo+001 Praça Cristo Redentor

Igreja de Nossa Senhora da Conceição/Seminário da Prainha. 

A igreja foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1841, quando foi rezada a primeira missa (foto Mauricio Cals)

Na mesma ocasião, foi inaugurado o relógio de quatro faces, depois retirado em razão da oscilação da torre, e vendido à Igreja dos Remédios, no Benfica. 
A torre teve seus dias de glória, quando o bispo Dom Manuel vinha celebrar, em dias especiais, na capelinha que lhe servia de base, enquanto a imagem era iluminada à noite.  Durante a 2ª. Guerra mundial, as autoridades solicitaram a retirada da iluminação por questão de segurança, com a promessa de que poderia ser retornada no devido tempo, o que nunca aconteceu.

torre+do+crist Praça Cristo Redentor

Praça do Cristo Redentor tendo ao fundo o prédio do Circulo Operário/Teatro São José

Aos domingos e dias festivos era franqueada a subida até o topo do monumento através de escada interna em espiral, de onde se descortinava uma bela imagem da cidade e do mar. 

fonte:
Aderaldo, Mozart Soriano. História Abreviada de Fortaleza e crônicas sobre a cidade amada. Fortaleza: Programa Editorial da Casa de José de Alencar, 1998.  

Compartilhe com alguém

0 comentário

  1. Meus pais contavam que subiram na escada em aspiral.Olhar a cidade, principalmente o mar,do alto, devia mesmo ser uma beleza! Acho linda essa visão da torre e da igreja da Prainha. Pena que essa praça seja tão abandonada, mal tratada….como tantas outras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br

Posts relacionados

Memórias da Praia de Iracema

  O Coqueiral da Maria Júlia imagem Diário do Nordeste O proprietário do sítio era Tancredo de Castro Bezerra, mas era conhecido...

Leia tudo

Fortaleza sem memória: a história se repete

  A estratégia é a mesma: os imóveis mais antigos, passiveis de tombamento por possivelmente conterem elementos importantes para a história patrimonial...

Leia tudo

Tony’s Bar e a Praia de Iracema dos anos 50

  Nos anos 50 a Praia de Iracema já era reconhecida como área de lazer, com inúmeros restaurantes, bares, cabarés, boates e...

Leia tudo

Identificação das Ruas e Numeração dos Prédios

  Quem diria que nossa Fortaleza, atualmente com respeitáveis 2.703.391 pessoas (IBGE estimativa 2021), um dia foi tão pequena que não tinha,...

Leia tudo

As Noites Boêmias da Praia de Iracema

  A zona portuária da Praia de Iracema sempre foi um lugar de muitos agitos: de passageiros que demandavam a Ponte Metálica,...

Leia tudo