×
EmSem categoria
padrecicero Padre Cícero – O Milagre de Juazeiro – Parte 2/3
Cícero Romão Batista – Padre Cícero
No ano de 1889, a angústia já apertava os corações dos moradores do sertão cearense. Março já chegava e nada de chuvas. A população temia que aquele fosse mais um ano de seca – como foi de fato. Sertanejos já se punham a caminhar pelas estradas poeirentas em busca da sobrevivência em vilas e cidades maiores. 
Em Juazeiro do Norte, beatas piedosas varavam noites clamando aos céus para livrar a população de mais uma estiagem. Entre as mulheres havia uma humilde lavadeira de 28 anos, chamada Maria Madalena do Espírito Santo de Araújo.  
beata+maria+araujo Padre Cícero – O Milagre de Juazeiro – Parte 2/3
beata Maria Madalena do Espirito Santo de Araujo
No dia 1° de março de 1889, sexta-feira da quaresma, Padre Cícero, resolveu dar logo a comunhão, as beatas que faziam vigília na igreja, a fim de tornassem às suas casas e repousassem um pouco antes da missa da manhã. 
A primeira a comungar foi a beata Maria de Araújo. Quando o sacerdote colocou a hóstia sobre a língua da beata, esta caiu ao solo de modo inesperado, em transe. Socorrida, verificou-se que a mulher estava com a boca ensangüentada, que provinha da hóstia que recebera minutos antes. Era um milagre!..
O fenômeno se repetiu várias vezes nas semanas seguintes. Padre Cícero, no entanto, manteve o fato em segredo. Mas a notícia acabou se espalhando rapidamente, até chegar aos ouvidos do reitor do seminário do Crato, Monsenhor Francisco Monteiro. 
Em julho de 1889 o monsenhor decidiu organizar uma romaria que reuniu mais de três mil pessoas com a intenção de observar o “milagre” de Juazeiro.
padre+cicero1 Padre Cícero – O Milagre de Juazeiro – Parte 2/3
Padre Cícero entre fiéis
foto: http://joaquimtur.blogspot.com/2009_10_25_archive.html 
A partir daí multidões se dirigem ao lugarejo. O acontecimento ocupa espaço na imprensa da capital e do interior. Há uma imensa comoção no Nordeste. 
A situação ficou ainda mais complicada quando, a 24 de abril de 1891, um médico do Crato, após presenciar a transformação, publicou  um artigo no jornal O Cearense, em que atesta ser o sangue na hóstia um fato sobrenatural, para o qual não foi possível encontrar uma explicação científica. 
Indignado com a repercussão dos fatos, o bispo de Fortaleza nomeou uma comissão formada por padres que deveriam investigar o “milagre”, a quem entregaram uma urna contendo as hóstias e os paninhos do milagre. 
No Crato, por 3 dias o padre encarregado da investigação deu a comunhão a beata Maria  de Araújo – ela sem o manto envolvendo o rosto e as mãos, não se verificando a transformação. Ficava claro, para as autoridades eclesiásticas, que o milagre de Juazeiro não passava de uma farsa.    
Um outro fato serviu para aumentar as suspeitas sobre o fenômeno: a urna, com as provas do milagre, a qual fora passada por Padre Cícero a comissão, e que se encontrava trancada numa igreja do Crato, desapareceu misteriosamente.
 Para a alta hierarquia, os “embusteiros” do Cariri temiam um exame cientifico mais apurado sobre os panos, e para evitá-lo, furtaram a urna. 
juazeiro2 Padre Cícero – O Milagre de Juazeiro – Parte 2/3
placa em Juazeiro com declaração atribuida a Padre Cícero (Arquivo IBGE)
Com base nos últimos acontecimentos, o bispo D. Joaquim aplicou uma pena de suspensão a Padre Cícero, privando-o de pregar, confessar e orientar os fiéis, deixando-lhe apenas o direito de celebrar. Além disso, desacreditou publicamente os milagres de Juazeiro e exortou os membros da diocese a ignorá-los por completo.
Mas nem a suspensão do Padre Cícero, nem a negação do milagre desanimaram as multidões que continuavam a se dirigir a Juazeiro. Restou então ao bispo enviar a questão para a Congregação do Santo Ofício (novo nome da Inquisição), em Roma.
Em 31 de julho de 1894 saiu o veredito do Santo Ofício: condenou-se o milagre tido como grave irreverência e ímpio abuso à santíssima eucaristia.
Diante da decisão do Santo Ofício, D. Joaquim tomou várias medidas objetivando acabar com as peregrinações a Juazeiro do Norte.  Dentre outras providências, foi determinado que Padre Cícero deveria restituir todas as esmolas recebidas e a beata Maria Araújo, deslocar-se para Barbalha. 
As massas ignoraram tais determinações e mantiveram suas romarias. O padre acatou tudo, sem protestar, embora tenha começado a alimentar a idéia de se dirigir a Roma e conseguir o beneplácito do papa para Juazeiro. 
Em 1896, o bispo D. Joaquim proibiu o Padre Cícero de celebrar missa, retirando-lhe a última prerrogativa que lhe restava. No ano seguinte a Santa Sé ordenou a saída do Padre de Juazeiro sob a ameaça de excomunhão. 
Para evitar uma ruptura total com a Igreja, e temendo um conflito aberto, Padre Cícero cumpriu a determinação de Roma, deslocando-se para Salgueiro, em Pernambuco. A viagem foi uma das maiores demonstrações de apreço ao Padre de que se tem noticia: em todos os locais que passava, os sertanejos esperavam-no na estrada, acompanhando-o até a cidade seguinte.
Pesquisa:
História do Ceará, de Airton Farias
Wikipedia     

Compartilhe com alguém

0 comentário

  1. LÊR ESSES FATOS HISTORICO VERÍDICO QUE OCORREU ATRAVES DO PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA EMOCIONA O CORAÇÃO DANDO NOS UMA CERTEZA DE QUE ELE VERDADEIRAMENTE FOI UM SANTO SACERDOTE APAIXONADO POR DEUS E ABERTO
    A SUA VONTADE.

  2. Obrigado meu padrinho cicero, pro tantos anos eu revelo hoje. o senho foi padrinho da minha vó que teve coma madrinha a beata maria madalena de araujo. quero q sai que quem esta falando agora é (Maria de Lurdes da Silva )

  3. VERA JANICE DE VARGAS FERREIRA
    Pois eu quero agradecer a Padre Cicero, por ter conseguido abrir minha casa de Repouso a qual homenageio com o seu nome, pois foi no Crato em visita a familia de meu marido que sonhei que tinha uma Casa de Repouso para idosos chamada Padre cicero e ela é uma casa linda a qual sei que todos idoso que a qui vierem morar serão muito felizes.
    oSASCO, 2 DE ABRIL DE 2013.

  4. Porque será que a igreja católica continua evitando este assunto, Porque sendo Maria de Araujo uma figura tão importante para Juazeiro, o municipio e igreja evita falar sobre ela ? esquisito né

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br