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Reproduzindo a tendência das metrópoles brasileiras na
produção do espaço, em Fortaleza, a partir da década de 80 surgiram novas áreas
  de centralidades, ao mesmo tempo em que seu
centro tradicional iniciou sua transformação em centro de consumo popular.

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 Praça do Ferreira década de 50.  O Centro tradicional era também o Centro principal (foto do Arquivo Nirez)
 
Com os atributos de concentrar o maior número de atividades,
dispor de amplas condições de acessibilidade e localizar-se num ponto em que
todos podem se reunir, despendendo o menor tempo possível, o centro se
constitui como o lugar de maior atração de consumidores da cidade e concentra o
maior número de empregos do setor terciário, que o qualifica como centro
principal da cidade, detentor de centralidade econômica.

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  Abrigo Central na Praça do Ferreira década de 50 (Arquivo Nirez)


O centro principal e o centro tradicional coincidem nas
metrópoles brasileiras. Tradicional por ser o marco histórico de surgimento da
metrópole, portanto, possuidor da centralidade política e cultural, pois
congrega equipamentos governamentais, religiosos, de lazer e de entretenimento,
que o potencializam como lugar de interação social e lhe conferem a simbologia
de centro de poder da cidade.
Nas metrópoles brasileiras, a burguesia abandonou o centro e
levou junto as atividades socioeconômicas que atendiam suas demandas.

DSC09477 O Centro Popular
 Avenida Monsenhor Tabosa, uma nova centralidade

Depois, por meio da mídia, argumenta que o centro envelheceu
e, por isso, naturalmente se degradou. Tal postura que naturaliza o processo
social de deterioração é, de fato, a transformação do centro no centro da
maioria, pois passou a atender a demanda e os interesses das camadas populares.
Outro movimento evidenciado relaciona-se ao fato de que as
camadas de alta renda escolhem uma determinada região da cidade para se
concentrarem de modo predominante, passando a atrair progressivamente para lá,
atividades e equipamentos que atendem às suas necessidades, fazendo surgir uma
estrutura urbana formada por novas áreas de centralidade e pelo centro
principal.

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 Avenida Santos Dumont (arquivo Nirez)

No caso de Fortaleza, a partir da década de 1930, as camadas
de alta renda abandonaram o Centro para se estabelecerem na Aldeota, que se
expande na década de 1940 e se consolida na década de 1950, tendo como vetor de
estruturação urbana a Avenida Santos Dumont, na direção centro-leste,
confirmando a tendência desse segmento socioeconômico de se concentrar em uma
única região da cidade.

DSC05793 O Centro Popular
 Feira de Artesanato na Avenida Beira Mar

Atraído por esse segmento, na década de 1970, surge na
Aldeota um embrião de uma nova área de centralidade,  o qual se expande e se consolida nas décadas
de 1980 e 1990, constituindo-se em um subcentro com o porte de segunda mais
importante centralidade econômica de Fortaleza. A constituição desse subcentro
nessas duas décadas, coincide com a intensificação da tendência de deslocamento
de atividades socioeconômicas do centro tradicional na direção do bairro da
Aldeota.

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Centro de Fortaleza tomado pelo comércio informal
 
Esse movimento, no entanto, não desbanca o centro tradicional
da sua condição de principal, pois o mesmo mantém sua posição de concentrar a
maior quantidade de empregos do setor terciário. O lugar das atividades que se
deslocaram é ocupado por atividades de comércio popular, as quais mantém sua
vitalidade econômica. 

Assim, concentrando as centralidades econômica, política
e cultural, o Centro tradicional de Fortaleza, se transformará no centro das
camadas populares que atende a cidade como um todo e as regiões de sua área de
influência.

reprodução do artigo O Centro da Maioria
de Joaquim Cartaxo
publicado na Revista Fortaleza, fasciculo 10 

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Autor

mfgprodema@yahoo.com.br