×

casa1 O Casarão - Mal Assombrado - de Água Verde
casa3 O Casarão - Mal Assombrado - de Água Verde
casa2 O Casarão - Mal Assombrado - de Água Verde
Localizado
no Distrito de Água Verde, município de Guaiuba, no alto de uma pequena elevação as margens da CE-060, o casarão centenário, solitário e mal cuidado, desafia o
imaginário de moradores e visitantes, um enigma com muitas perguntas e poucas
respostas.
A fachada
externa e a disposição dos cômodos, denunciam um passado confortável, numa
residência de alto padrão, estilo neo colonial, ampla, espaçosa, com  dois pavimentos e vista para o Maciço de Baturité,
que se desenha ao longe.

Mas é no
segundo pavimento que essa regularidade é quebrada: diferente do primeiro piso, onde as divisões
e usos são facilmente identificáveis, – salas, quartos, cozinha, etc, aqui
essa disposição não é observada: uma infinidade de portas, janelas e corredores, curtos,
baixos, com pequenas aberturas para passagem da luz e do ar; portas e tetos tão baixos, que pessoas
só tem acesso, se agachados. Dizem alguns que aqueles pequenos cômodos, alguns
com grades, eram alojamentos de escravos. 
casa4 O Casarão - Mal Assombrado - de Água Verde
casa5 O Casarão - Mal Assombrado - de Água Verde

casa6 O Casarão - Mal Assombrado - de Água Verde

casa7 O Casarão - Mal Assombrado - de Água Verde

Vale a pena lembrar que o casarão fica numa região próxima as antigas fazendas de café que era cultivado na área do Maciço de Baturité, e de Redenção, primeira cidade a libertar seus escravos no Ceará.
Particularmente, não creio. Primeiro
porque as senzalas eram construídas nos subsolos ou porões  das residências, e não no primeiro andar, com
vistas para as vastas terras ao redor. Segundo, porque não há nenhum resquício,
nenhuma marca, nenhum ferro, nenhuma argola característicos das senzalas, ou de um lugar onde os escravos infratores purgavam
suas faltas, ou de que ali fossem alojados.  Então fica a pergunta? Para que serviam?

O casarão da
Agua Verde foi construído no século XIX, e dizem, sofreu algumas alterações em
relação a sua construção original; consta que o último proprietário faleceu ali, e
desde então ficou abandonado; que várias pessoas já testemunharam eventos
paranormais dentro do imóvel , tais como gritos, lamentos, vozes e sussurros; e que um tesouro foi enterrado lá dentro. E
contam ainda, que um morador local, viu a casa envolta num incêndio que durou
toda a noite. De manhã, o morador foi até lá para avaliar os estragos, e
constatou que não houvera incêndio algum, tudo estava como antes. Finalmente, talvez para apimentar o enigma, a construção ostenta uma cruz no teto.
 

casa8 O Casarão - Mal Assombrado - de Água Verde

casa9 O Casarão - Mal Assombrado - de Água Verde

E assim, de
história em história, de depoimentos e de relatos fascinantes, o casarão da
Água Verde vai construindo sua lenda, sua história de mistério e seus casos
imponderáveis.

Ficamos por
cerca de uma hora, no período da tarde e vimos sim, algumas coisas; muitos morcegos,
gigantescas casas de marimbondos, muito lixo, rastros inequívocos da passagem de consumidores de drogas
como as latinhas do crack – fiquei o tempo todo com medo deles – os vivos –
aparecerem, restos de ossos, de fogueiras, e o fascínio de um lugar que encerra
algumas curiosidades que ninguém ousa explicar. 

casa11 O Casarão - Mal Assombrado - de Água Verde

Com a duplicação da CE-060, em curso, havia a preocupação de que o casarão viesse a ser demolido: não o será. Já foi feito o desvio da rodovia, contornando o imóvel, o  que deixará o casarão entre as duas pistas da CE.  Guaiuba fica a 41 kilometros de Fortaleza.
fotos de Rodrigo Paiva
fev/2014   

Compartilhe com alguém

0 comentário

  1. Já visitei este casarão quando fui para Pacoti, realmente é assustador lá dentro principalmente quando você entra e dá de cara com outros visitantes do local – ninguém sabia quem levou o maior susto.

    Tenho vontade de sair fotografando casarões assim, neste mês vou fazer umas fotos em Maranguape, que segundo o meu contato de lá,este sim foi uma senzala.

  2. Na CE-065 na localidade de Água Verde (Palmácia) há um cassarão de uma Beleza sem igual o Casarão dos Linhares Que pertenceu ao irmão do ex-presidente da República José Linhares e Que está praticamente abandonado se vc podesse mostra em seu blog agradeceria. (Há 2 águas verdes Água Verde (Palmácia). E Água Verde do Baú (Guaiuba) Este outro Casarão FICA em Palmácia.

  3. Gostaria muito de conhecer essa casa e procurar saber mais da história dele, e sentir se realmente houve assassinatos e se tem fenômenos paranormais ali.

  4. Olá obrigado pelas informações, só faltou citar que o atual proprietário, o Sr. Waldir Cavalcante Filho, neto do primeiro proprietário e construtor da casa, ainda está vivo.
    Eu não sabia que o local era visitado por pessoas. Este fim de ano, voltando de Guaramiranga, ao passar pela casa vi alguns carros parados e pessoas ao redor do casarão tirando fotos. Não parei ali na ocasião, mas sem dúvida fica para a próxima oportunidade.
    Como sou arquiteto, me interessa muito conhecer de perto estas obras, mesmo abandonadas.

  5. Daniel Melo, realmente não sabia que o construtor ainda vive, ninguém soube me informar. Quanto ao casarão é bastante visitado sim, muitas pessoas param p/fazer fotos e visitar o lugar. É uma construção estranha e interessante. Vc sabe como entrar em contato com o proprietário? gostaria de perguntar o que eram aqueles cômodos com teto baixo.
    abs

  6. O Governo bem podia administrar, usar para alguma coisa, não deixar que o tempo e o vandalismo destruam algo tão bonito. Nunca tive a oportunidade de visitar, mas sempre que vou para aqueles lados faço questão de olhar.

  7. não sei as coordenadas, anônimo, apenas que fica na margem esquerda da CE-060 no sentido Fortaleza/Guaiuba. A casa fica antes do município de Guaiuba, no Distrito de Água Verde. Se alguém souber as coordenadas, favor informe aqui pro anônimo.

  8. La é seguro gente? quero tirar umas fotos, fazer um ensaio com uma banda e queria levar eles la mas tenho medo de assalto. Não rola levar equipamento caro e correr risco de assalto.

  9. no nosso país atualmente não existe lugar seguro, Mikaela, o ideal é vc providenciar segurança própria. Tanto o local quanto a vizinhança são muito tranquilos, o problema são os intrusos que aparecem por lá as vezes (drogados e afins).
    abs

  10. Ao passar pelo local, fiquei fascinada pelo velho casarão abandonado. Minha imaginação viajou no tempo…. gostaria de ver esta edificação restaurada.

  11. Olá, fiz algumas fotos do meu book externo de casamento nesse casarão. Como tiramos com o céu ainda claro, n tivemos problemas. Mas n dá p garantir a noite. Pois algumas coisas indicam q o casarão eh ou foi utilizado por viciados para uso de drogas.

  12. Olá, fiz algumas fotos do meu book externo de casamento nesse casarão. Como tiramos com o céu ainda claro, n tivemos problemas. Mas n dá p garantir a noite. Pois algumas coisas indicam q o casarão eh ou foi utilizado por viciados para uso de drogas.

  13. SOU DE REDENÇÃO E AQUI COMENTA-SE QUE A PREFEITURA DE GUAIUBA IRIA CUIDAR DO PRÉDIO COMO PATRIMÔNIO E ALI MANTER UM CENTRO CULTUAL…
    O ÚLTIMO PROPRIETÁRIO, DUDU CAVALCANTE, DE SAUDOSA MEMÓRIA, FEZ VÁRIAS REFORMAS NA CONSTRUÇÃO QUE FOI HABITADA NA ÉPOCA.
    PRÓXIMO, NA LOCALIDADE DE RIACHÃO, MORAM PARENTES DO DUDU, ALÉM DE AINDA TER UMA IRMÃ, SÍLVIA, RESIDENTE NA CAPITAL DO ESTADO.

  14. Já passei diversas vezes e sempre me pergunto do porquê do abandono de tão bonito casarão! A prefeitura ou o governo do Estado já deveriam ter tomado providências de tombamento e aquisição para restauração e transformação em museu.

  15. Quando fui lá de passagem para Guaramiranga,senti muita pena dentro repleto de formigueiros gigantescos,não sei como conseguem permanecer ali dentro.Fomos entrando eu e minha turma de excursão,todos com medo.Eu e minha filha de oito anos que foi atacada por maribondos saiu correndo e gritando de lá de dentro e quem não viu pensou q ela tinha visto algo sinistro.Foi comédia na hora.A bichinha ficou com o lábio enchados e a orelha também.

  16. Acho isso fascinante e não entendo como um imóvel dessa natureza e valores histórico e financeiro pode ser deixado assim. Merecia ser tombado pelo IPHAN para ser respeitado e conservar a memória do Ceará, coo um todo. Parabeéns pela reportagem. Gostei muito.

  17. Antigamente as familias tinham vergonha de filhos deficientes ou anão.Sera que nao foi isto?
    Deixou o filho nesse lugar vivendo isolado do mundo?Imagimação….

  18. Hoje, 22 de dezembro de 2021, o Casarão de Água Verde distrito de Guaiuba encontra-se a coisa mais linda de toda a cidade. A prefeitura teve a bela iniciativa de fazer uma pequena "reforma" pintando a estrutura e a decorando para o Natal, e trazendo pela primeira vez no município o projeto Natal com Arte para o referido distrito, onde as apresentações culturais foram realizadas neste Casarão. Sem exagero algum, tá muito lindo, a noite parece coisa de outro mundo, parece mágica de tão perfeito, só conferindo realmente pra entender. Creio que os gestores e secretários de cultura tenham planos futuros para está estrutura tão rara.

  19. Pesquisando em materias do Jornal O POVO, o Casarao de Agua Verde foi contruido em 1998 por Durval Cavalcante Neto, já falecido, sobre uma estrutura ja existente, sem especificar qual. Pertence aos irmaos Silvia e Waldir Cavalcante. Em uma materia de 2013, Silvia esperava que a documentaçao do inventario de sua mae, Neusa Mendes Cavaldante ficasse pronto e demosntrava a intençao de ceder o local para virar um aparelho cultural para o municipio de Guaiuba. Em uma outra materia, de 2021, autores divulgam um livro que tem o casarao como cenário do enredo, unindo elementos ficticios e reais da historia.

    Nao consegui localizar nenhum material mais recente para saber a situaçao atual do local.

  20. Sou gaúcho, de São Gabriel RS.. histórias de assombrações, são fatos de acontecimentos reais. Mas épocas de escravidão e de batalhas.
    Nosso Brasil é vasto de lendas e assombração.

    A história deste casarão é rodeada de mistérios.

    Pois envolve muita tristeza e sofrimento.

  21. Quando eu tinha 16 ano eu sempre ia no casarão da boa vista fica na serra da Pacatuba, sempre ia lar mas uma amiga nos ia pra casa da minha cunhada que morava na serra perto desce casarão e lar era dos senhores lar é muito assombrado faz um ano que eu descobri que lar morava senhores e escravos sempre que eu ia lar tinha medo hoje sei porque eu tinha medo você quizer reúna um grupo de pessoas e levo vocês lar eu moro aqui em fortaleza mas a minha cidade natal e Pacatuba nasci e cresci lar conheço até onde o lugar que o avião caiu pois já fui lar também .

  22. Fatima Garcia, boa tarde. Passei de lado desse casarão, que fica num morro entre duas rodovias que parecem se dividir, bem na entrada do lugarejo Água Verde, semana passada, 22/11/2023, a caminho de Guaramiranga, e vi que tinha uns dois ou três operários trabalhando em algum tipo de reparo. Certamente, estão cuidando bem desse patrimônio. Lembro que comentei com minha esposa que parecia ser um casarão mal assombrado, sem saber que tinha toda essa história por trás. Fiquei curioso e fui pesquisar e cheguei até o seu blog, que eu já conhecia de certo tempo. Muito bom o seu trabalho.

  23. muito grata Francisco José. Faz um tempo que não visito o lugar, espero que os operários façam uma manutenção apropriada e que não haja alteração no imóvel. Obrigada pela visita e pelo comentário.

  24. Realmente e um casarão, que nos deixa na curiosidade de saber sua história.numca entrei lá, mas tenho certeza que qual quer dia.. vou matar minha curiosidade,pq tenho paixão por imóveis antigos.
    Passei ontem por lá, e quase nem reconheço, por que era noite, e estava toda iluminada com enfeites natalinos… Fiquei muito feliz por ver, o velho casarão todo iluminado👏👏👏 passem lá a noite, recomendo.

  25. Passeu lá sábado dia 17 de dezembro de 2023 a noite e está tudo iluminado para o natal, mas durante o dia ao retornar percebi que o casarão continua sem pintura, pois pensei que o poder público havia revitalizado. Porém o casarão continua Fascinante!!!

  26. Passei lá sábado dia 16 de dezembro de 2023 a noite e está tudo iluminado para o natal, mas durante o dia ao retornar percebi que o casarão continua sem pintura, pois pensei que o poder público havia revitalizado. Porém o casarão continua Fascinante!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br

Posts relacionados

A Mula Sem Cabeça do Cercado do Zé Padre

Localizado no bairro Farias Brito (mais conhecido por Otávio Bonfim), o Cercado do Zé Padre sempre foi um reduto de pobreza. Seu...

Leia tudo

O Cão da Itaoca

 Fortaleza na década de 30  Dizem que foi o capeta quem botou a Itaoca no mapa. Por volta da década de 40,...

Leia tudo

O Beco e o Mito

Aspecto da Avenida Bezerra de Menezes em no início dos anos 1940, na época em que o Cão fazia estripulias na Itaoca...

Leia tudo

O Fantasma da Bailarina do Teatro José de Alencar

Palco e Plateia do Teatro José de Alencar, que à época não dispunha de iluminação cênica adequada e utilizava uma gambiarra suspensa...

Leia tudo

Dias de Cão (na Itaoca)

Corria o ano de 1941. O Continente Europeu se via às voltas com um conflito armado, que alguns meses mais tarde haveria...

Leia tudo

A Assombração do Cercado do Zépadre

O Cercado do Zépadre teve origem lá pela década de 1930, num terreno situado no bairro do Otávio Bonfim, onde havia mais...

Leia tudo