×
EmSem categoria
Digitalizar0021 O Aterro da Praia de Iracema Praia de Iracema: antes
Foto: Francisco Garcia
foto+055 O Aterro da Praia de Iracema …e depois do aterro

A construção do Porto do Mucuripe entre 1939 e 1940, causou grandes impactos ambientais e alterou toda a dinâmica do litoral de fortaleza. Como conseqüência, a Praia de Iracema perdeu 200 metros de praia em 50 anos, enquanto a Praia do Futuro ganhou 500 metros de faixa de praia.
Para conter esse intenso processo erosivo, a prefeitura de Fortaleza reconstituiu, artificialmente, a Praia de Iracema, produzindo um aterro com 1.500.000 m³ de sedimentos, numa extensão de 1.100 metros no trecho entre a Avenida Beira Mar e a Rua Ildefonso Albano.
O aterramento não se mostrou muito instável, sofrendo um forte processo erosivo durante as ressacas ocorridas em 2001. A dragagem e o aterramento foram repetidos no final desse mesmo ano para recompor o volume de sedimentos perdidos durante as ressacas.
Estudos recentes indicam que a praia está recuando, perdendo continuadamente os sedimentos da recarga artificial.

foto+052 O Aterro da Praia de Iracema Praia de Iracema atual: uma paisagem que remete ao tempo da fundação
quando cronistas e historiadores admirados e maravilhados falavam de
uma cidade dentro do areal.


A taxa de erosão normal no litoral é de um metro a cada 100 anos, mas em Fortaleza o mar avança entre 0,70 cm e um metro por ano. A média no estado do Ceará é de 0,60 cm por ano.
Não há monitoramento da perda de sedimentos na Praia de Iracema, ninguém sabe o quanto o mar já avançou sobre a faixa de praia.

Fonte: Projeto Orla
Prefeitura de Fortaleza
Jornal O Povo

Compartilhe com alguém

0 comentário

  1. A Praia de Iracema tinha muitas árvores, depois que fizeram esse aterro ficou assim, parecendo o deserto do Saara.Podiam plantar algumas espécies, além da sombra, as plantas serviriam para fixar a areia, diminuindo aquela poeira fina que agride nossos olhos.Enfim a praia de iracema sempre foi muito mal cuidada, não é diferente agora.

  2. Não sei se fico com raiva ou com pena quando vejo a Praia de Iracema de hoje só tem ladrões, prostitutas, pedófilos e gringos atrás de crianças. E a inicitativa privada e o estado contando os lucros com os turistas

  3. A Praia de Iracema não existe mais, até o poeta já disse isso

    Adeus, Adeus
    só o nome restou
    Adeus praia de Iracema,
    Praia dos amores
    que o mar carregou
    (Luiz Assunção)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br