×
EmSem categoria
O primeiro anúncio de fortaleza foi publicado sob forma de aviso no Diário do Governo do Ceará, jornal fundado para a propaganda do movimento republicano de 1824, que, mesmo após o fracasso da revolução, continuou a circular como órgão da contra-revolução. Trata-se de uma despedida assinada pelo Padre Mororó onde comunicava sua partida para a Corte do Rio de Janeiro dentro de três dias.
Com o aumento do número de jornais e de outros veículos de comunicação, a prática de anunciar produtos ou serviços, ampliou-se naturalmente. Pedro II (1840) e Cearense (1846), foram, jornais que circularam em Fortaleza.
Alguns desses anúncios, à época chamados de “Reclames”
cine+002 Nossos Comerciais Anúncio públicado no Almanaque Hénault, em 1912
Foto reprodução (Arquivo NIREZ)
cine+005 Nossos Comerciais
A Fábrica Proença ficava na Praça da Estação . Anúncio publicado em 1913 no Almanak Hénault.
Foto reprodução (Arquivo NIREZ)

cine+004 Nossos Comerciais
Publicação de 1931 no Álbum de Fortaleza– Foto reprodução (Arquivo NIREZ)

cine+006 Nossos Comerciais

Programa de inauguração do Cine teatro Majestic-Palace, com a transformista e a orquestra do maestro Arturo Frassinesi, em 1917 – Foto reprodução (Arquivo NIREZ)

E alguns anúncios sem imagens
Jornal Cearense, 1866
Ao amanhecer do dia 1 do corrente mez encontrei em minha salla uma porção de dinheiro; quem o tiver perdido apareça para lhe ser entregue; e, se por ventura é alguma restituição oculta, o sujeito que pretende fazê-la, procure-me para explicar-se, certo de que n’este negócio serão guardadas as devidas conveniências.
Fortaleza, 2 de fevereiro de 1866
O Vigário Miguel Francisco da Frota

Jornal Pedro II – 1865
Atenção! Para o baile do clube chegaram para o Bazar Cearense as verdadeiras luvas de pelica, de Juven, para homem e senhora. Rua da palma n° 93.

Jornal Cearense – 1865
O abaixo-assinado compra e paga uma escrava de 14 a 20 anos de idade, sendo de bonita figura, e que tenha alguma idéia de engommado e cozinha.
Ceará, 28 de agosto de 1865
José Luiz de Sousa.

Jornal Pedro II – 1868
Achão-se a venda na Botica do Ferreira, além de outras, muitas coisas chegadas no último vapor, as melhores pílulas para sezões, assim como pílulas depurativas, reguladores, água ante- cancrosa, ótima injeção para gonorréias recentes e velhas, e o remédio mais eficaz para mordidas de animais venenosos.

Fontes: Roteiro para um Turismo Histórico e Cultural, de Miguel Angelo de Azevedo (NIREZ)
Coisas que o Tempo Levou, de Raimundo de Menezes
Capítulos de História da Fortaleza do Século XIX, de Eduardo Campos

Compartilhe com alguém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br