×
EmSem categoria
bene Igreja de São Benedito
 A inauguração da Igreja de São Benedito ocorreu na manhã do dia 8 de abril de 1885.  Na tarde do mesmo dia acontece a transladação das imagens de São Benedito, Santa Tereza de Jesus, São Roque e São Caetano, da Igreja do Patrocínio para o novo templo.
bene1 Igreja de São Benedito
 Era uma igrejinha pequena, original, com quatro frentes para os quatro pontos cardeais, com torre de madeira envidraçada, pela qual entrava a luz. 
Situada ao lado oriental do Boulevard 15 de Novembro (atual Avenida do Imperador), acima da Rua do Livramento (atual Avenida Duque de Caxias), foi edificada pela comissão composta pelos senhores José Joaquim Teles Marrocos, Antonio da Rosa e Oliveira e Tristão de Araripe Macedo, no mesmo local da casa de devoção dedicada a São Benedito pelo preto Benedito. 

bene2 Igreja de São Benedito


bened Igreja de São Benedito
benedi Igreja de São Benedito
 No dia 27 de julho de 1938 foi instalado o Santuário da Adoração Perpétua, na Igreja de São Benedito. Depois foi construída uma nova igreja na Rua Clarindo de Queirós, que fica ao lado, e o antigo templo foi transformado em uma livraria. 
 Em 1968 ganhou status de paróquia, por meio de decreto assinado por Dom José Medeiros Salgado, tendo como primeiro vigário o Padre Pedro Hansen.
Em 1972 o padre Van Der Staak sucedeu o PE. Pedro, estabelecendo a divisão do perímetro da paróquia por quadras, designando responsáveis para visitas às casas.  

benedito Igreja de São Benedito


bene3 Igreja de São Benedito
A Paróquia de São Benedito realiza um trabalho de assistência social junto aos moradores da Comunidade da Vila Condessa. 
bene4 Igreja de São Benedito
A velha igrejinha da Avenida Imperador ficou desativada até 1974, quando foi demolida. No local foi construída uma escola de 1° grau. 

fontes:
Azevedo, Miguel Ângelo (Nirez). Cronologia Ilustrada de Fortaleza. Fortaleza: BNB, 2001.
Bezerra de Menezes, Antonio. Descrição da Cidade de Fortaleza. Fortaleza: UFC/PMF, 1992.
Histórico do Santuário. Disponível em: http://www.igrejasaobenedito.com.br/paroquia/historico.php   

Compartilhe com alguém

0 comentário

  1. Da minha janela, na antiga Rua da Cachorra Magra, ainda se avista a torre negra da São Benedito….até quando, eu não sei..rsrsrs!
    Quando meninas, meu pai nos levava, as 3 filhas, para a "visitação ao Santíssimo"no antigo Santuário da Adoração Perpétua. Há coisas que a gente não esquece nunca!

  2. Gostaria de saber se antes da construção da atual Paróquia, a antiga chegou a cair, um senhor idoso me falou que caiu quando ele tinha 15 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br