×
EmSem categoria
_+085 Cine São Luiz - Centro Cultural SESC/ Luiz Severiano Ribeiro
A construção do edifício foi uma das mais demoradas da cidade, virou até piada entre a população. Começou em 1939 e só foi concluída em 1958.
Muitas pessoas incluíam em seus roteiros, quando iam ao centro da cidade, uma visita ao comentado prédio. A decoração deslumbrava a todos: a pintura em alto relevo embelezava o interior do edificio, que dispunha de tapetes e lustres, além de paredes e pias de mármore. centro+046 Cine São Luiz - Centro Cultural SESC/ Luiz Severiano Ribeiro
Foi finalmente inaugurado em 26 de março de 1958, com sala de projeção equipada com tela com 14 metros de comprimento, 1400 poltronas, tapetes e ar condicionado. O edifício possui um hall, cujas escadarias têm piso e revestimento em mármore de Carrara.

centro+047 Cine São Luiz - Centro Cultural SESC/ Luiz Severiano Ribeiro

A escadaria da sala de espera, tem corrimões de bronze, dispunha de refrigeração e alto-falantes e era toda revestida com tapetes vermelhos.
centro+049 Cine São Luiz - Centro Cultural SESC/ Luiz Severiano Ribeiro no hall ficavam as bilheterias com grades de ferro e revestidas de mármore, as bomboniers e alguns sofás.
centro+052 Cine São Luiz - Centro Cultural SESC/ Luiz Severiano Ribeiro Foi o primeiro cinema de Fortaleza a dispor de ar condicionado. Para assistir as sessões, as mulheres usavam suas melhores roupas; os homens eram só tinham acesso quando trajados adequadamente (de paletó e gravata). Logo surgiram nas imediações várias lojas de aluguel de paletós.
centro+057 Cine São Luiz - Centro Cultural SESC/ Luiz Severiano Ribeiro os três grandes lustres de cristal foram importados da antiga Tchecoslováquia

centro+069 Cine São Luiz - Centro Cultural SESC/ Luiz Severiano Ribeiro detalhes do corrimão de bronze

centro+070 Cine São Luiz - Centro Cultural SESC/ Luiz Severiano Ribeiro Atualmente passa por reformas que inclui a substituição das poltronas da sala de projeção, a recuperação da tela e limpeza geral de lustres, paredes, e piso com previsão de retorno as atividades em dezembro de 2010.

_+077 Cine São Luiz - Centro Cultural SESC/ Luiz Severiano Ribeiro O Cine São Luiz sofreu com a concorrência das modernas salas de projeção dos shoppings centers e com a desvalorização do centro da cidade. Em 2005 foi transformado no Centro Cultural SESC/Luiz Severiano Ribeiro e desde então é palco de Festivais de Jazz e Blues e de shows, além das exibições de filmes
_+093 Cine São Luiz - Centro Cultural SESC/ Luiz Severiano Ribeiro
O Edificio São Luiz foi Tombado pelo Estado em 1991. Fica na Praça do Ferreira, (que nos finais de semana fica deserta) centro de Fortaleza.

Compartilhe com alguém

0 comentário

  1. É belíssimo!!!! Não fui à sua inauguração, mas fui assistir à uma exibição pouco tempo depois de inaugurado.
    Ainda bem que foi tombado!

    Boa postagem, fotos lindas!!!

  2. Não alcancei o tempo que tinha que usar palitó e gravata, mas eu só ia para o São Luiz quando estava muito bem arrumado, o proprio local, luxuoso, não combinava com chinelos ou bermudas. belas fotos, me fez sentir saudades das sessões noturnas do cine são luiz, do centro, da lanchonete da lobrás…

  3. O Cine São Luis é um patrimônio de uma beleza impar, em termos de construção e decoração de interior. Representou uma época em que o requinte era exibido tanto na parte externa quanto no interior. Mesmo que seja recuperado, que volte a exibir filmes, jamais será o mesmo, porque a cidade não é a mesma da época de seu apogeu. Basta ver o entorno, a Praça do Ferreira e adjacências. Quem se aventuraria a andar por ali á noite?

  4. Que maravilha! eu sempre achei o cine sao luiz simplismente lindooooooooooooooooooooo.vi muitos filmes ai…Eu sempre ia mto chic, pq tds sempre estavam impecaveis, boas lembranças!!!!!!e parabéns pelas fotos lindas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br