×
EmSem categoria
sbernardo+047 Banco Frota Gentil
sbernardo+049 Banco Frota Gentilsbernardo+050 Banco Frota Gentilsbernardo+051 Banco Frota Gentilsbernardo+053 Banco Frota Gentilsbernardo+055 Banco Frota Gentil
Inaugurado em 07 de fevereiro de 1925 o novo prédio da firma Frota  e Gentil abrigou, inicialmente, a firma Frota e Gentil, fundada em 1893 (com sede no mesmo local).
A partir de 1917, a firma passou a ter seção bancária.Em 1931, transformou-se em Banco Frota e Gentil Sociedade Anônima, funcionando até meados da década de 1950.
No dia 14 de fevereiro de 1956 o Banco Frota e Gentil foi incorporado ao banco do Comércio e Indústria de Minas Gerais – COMIND, que ficou com 70% das ações e com o encargo de direção e administração.
Situada na esquina das ruas Floriano Peixoto e Senador Alencar, a edificação insere-se no contexto do ecletismo arquitetônico, muito em voga na capital cearense durante as três primeiras décadas do século XX.
Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968.
Atualmente funciona no local uma agência do UNIBANCO.

fonte: Secult

Compartilhe com alguém

0 comentário

  1. Este prédio é BELÍSSIMO!!!!

    Meu pai trabalhou no Banco Frota Gentil, na década de 1930. Durante muitos anos, ouvíamos minha mãe desabafar a raiva que ela sentia pelo dono do Banco, patrão de meu pai(Sr. João Gentil) que demitiu meu pai(que pertecia a movimentos trabalhitas reinvidicatorios)quando ela estava grávida do 1º filho – era 1932…mas isso é outra história dentro da história do Banco Frota & Gentil…que esá na minha memória!

    Aproveitem, para apreciar este lindo prédio, antes que êle venha abaixo…destino de muitos!!!

    Boa noite, Fátima!

  2. Oi Lucia,
    acho que esse prédio agora é de propriedade do Unibanco, e demolir eles não vão porque o imóvel é tombado, e está sendo restaurado (vê os andaimes na foto?) acho que é só pintura, já que a fachada está em bom estado.Qto a demissão do seu pai, que falta fazia uma CLT, não?
    bjs

  3. HI! é mesmo… com a contação da história da demissão,nem foquei no tombamento….qnt. à CLT fazia falta mesmo!!!!!

    Valeu, a observação, e fiz bem em ter voltado aqui, aliás,vira e mexe, volto. É, agora tão cuidando um pouco mais da preservação e tombamentos de nossos belos imóveis antigos!

    Até a próxima, Fátima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br