×
capa_veja A Conferência do Rio de Janeiro – ECO 92
Em 1992, vinte anos após a Conferência de Estocolmo, na Suécia – a convite do Brasil, foi realizada a 2ª. Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, na cidade do Rio de Janeiro. 
O evento que ficou conhecido como “Cúpula da Terra”, “Rio-92”, e “ECO-92”, contou com a participação de representantes de cerca de 170 países, e inúmeras organizações não governamentais de todo planeta.
A Conferência do Rio aconteceu entre os dias 3 a 14 de junho e entre os temas tratados destacam-se: arsenal nuclear, desarmamento, guerras, desertificação, desmatamento, poluição, chuva ácida, crescimento populacional, pobreza, concentração da produção e da tecnologia, discriminação, racismo, povos indígenas, mulheres, crianças, refugiados e migração.
Os principais objetivos era chegar a um equilíbrio justo entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações futuras e atuais e estabelecer as bases  para uma associação mundial entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, bem como entre governos e setores da sociedade civil, baseadas na compreensão das necessidades e interesses comuns.
A Principal diferença ente 1972 – Conferência de Estocolmo e 1992  – Conferência do Rio de Janeiro, pode ser traduzida pela presença maciça de Chefes de Estados, fator indicativo da importância atribuída a questão ambiental no início da década de 1990.
Os compromissos específicos adotados na ECO-92 incluem duas Convenções: Mudança Climática e  Biodiversidade e uma Declaração sobre Florestas. 
Foram também aprovados documentos com objetivos mais abrangentes e de natureza política, como a Declaração do Rio e a Agenda 21. Os dois últimos endossam o conceito fundamental de desenvolvimento sustentável, ou seja, alcançar o desenvolvimento econômico e material sem destruir o meio ambiente.  
Durante o evento, as forças armadas fizeram a proteção da cidade, gerando uma sensação de segurança, que motiva até hoje a defesa da utilização das forças armadas na segurança pública da cidade. Durante a conferência o então presidente da República, Fernando Collor de Mello  transferiu a capital de Brasília para o Rio de Janeiro.

Convenção sobre mudanças climáticas
animais+em+extin%25C3%25A7ao A Conferência do Rio de Janeiro – ECO 92
Um dos problemas planetários mais graves refere-se às alterações climáticas decorrentes da concentração de gases de estufa na atmosfera, principalmente vapor de água, dióxido de carbono (CO2), ozônio, óxido nitroso, metano e clorofluorcarbonetos (CFCs), sendo que os três primeiros tem como fonte principal de geração a queima de combustíveis fósseis. Nos termos da Convenção cada país deveria procurar reduzir as emissões de gases até o final do Século XX, reduzindo-as aos níveis de 1990, e as nações desenvolvidas assumiriam o papel de lideranças no processo de combate ao efeito estufa.

Convenção da biodiversidade
DSC03210 A Conferência do Rio de Janeiro – ECO 92

animais-em-extincao-no-brasil-e-no-mundo A Conferência do Rio de Janeiro – ECO 92

Seus objetivos são a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável dos seus componentes e a distribuição equitativa dos beneficios obtidos da utilização de recursos genéticos e da transferência de tecnologia. Os estados signatários reconhecem que a conservação da biodiversidade diz respeito a toda humanidade, que os estados são responsáveis pela conservação dos seus próprios recursos biológicos e que o desenvolvimento sócio-econômico e a erradicação da pobreza constituem  prioridade dos países em desenvolvimento.

Declaração sobre Florestas
mata-atllantica-40 A Conferência do Rio de Janeiro – ECO 92
A idéia inicial era aprovar uma convenção sobre exploração, proteção e desenvolvimento sustentável de florestas. Mas a oposição de países em desenvolvimento, com grandes florestas em seus territórios (como o Brasil), fizeram com que a Convenção se transformasse numa declaração de principios sem qualquer força jurídica no plano do direito internacional. Estes países se basearam no direito internacional que reconhece a soberania dos países de explorar os recursos localizados dentro dos seus territórios.

Convenção do Rio de Janeiro sobre meio ambiente e desenvolvimento
Inicialmente estava prevista a elaboração de uma carta magna da terra, contendo uma declaração abrangente dos principios fundamentais do desenvolvimento sustentável. Mas foi aprovado um texto que reafirma e amplia a Declaração de Estocolmo contendo 27 principios que objetivam orientar a formulação de politicas e de acordos internacionais que respeitem o interesse de todos, o desenvolvimento global e a integridade do meio ambiente.

Agenda 21
A Agenda 21 transformada em Programa 21 pela ONU, é um plano de ação para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. É uma espécie de consolidação de diversos relatórios, tratados, protocolos e outros documentos elaborados na esfera da ONU. Principios, conceitos e recomendações expressas no Relatório Brundtland e outras instâncias. 
O nome Agenda 21 é uma referência ao século XXI – uma série de ações a serem implementadas no novo século.
pesquisa:
BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e Meio Ambiente: as estratégias de mudança da agenda 21. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997
GARCIA, MF. Subsídio à Elaboração da Agenda 21 Local. Revista Eletrônica do PRODEMA. Vol. 4 n° 1 ano 2010

Compartilhe com alguém

0 comentário

  1. Lembro-me muito bem da mobilização dos "terráquios" na ECO 92. Eu morava no RJ e a populaçao da cidade foi muito participativa. Acredito que a partir daí tem havido mais conscientização na questão ambiental.

    Importantíssima matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

mfgprodema@yahoo.com.br

Posts relacionados

A Seca dos Três Setes no Ceará

    A tragédia já se anunciava desde o ano anterior. O ano de 1876 foi chuvoso durante os três primeiros meses,...

Leia tudo

Lugares para visitar em Fortaleza

De uns anos para cá Fortaleza tem sido um dos destinos turísticos mais procurados, a cada ano aumenta o número de visitantes,...

Leia tudo