domina a cidade, e sim o modo de vida americano. Também nesse período, a orla
marítima, que até então era ignorada pelas elites, dá passos rumos à
valorização. A ocupação da orla começa na verdade a partir da década de 1920,
com a construção da Vila Morena, o palacete da família Porto, onde mais tarde se
instalaria o Estoril. Na chamada Praia do Peixe, uma colônia de pescadores, vê
o surgimento de pequenos palacetes para veraneio. Aos pescadores restou deixar as moradias na
orla e procurar outros locais.
No entanto, mesmo com as casas elegantes, o mar era ainda o
quintal. O auge da Praia de Iracema ocorre mesmo depois da 2ª. Guerra, quando
os americanos instalaram uma base em Fortaleza e transformam a antiga casa da família
Porto em seu clube de oficiais.
a de Iracema, depois, entre os anos 1940/50, mais a leste, em direção ao
Meireles. É quando a praia adquire importância do ponto de vista do lazer e do
entretenimento.
configuração urbana, inclusive porque comprometeu irremediavelmente a Praia de
Iracema. O porto na enseada do Mucuripe era sonho antigo, já que o antigo
porto, na Prainha, não oferecia condições adequadas para o comércio e
desembarque de passageiros. Apenas entre os anos 1930 e 40 a obra ganhou ritmo, sendo que as primeiras
embarcações começam a atracar na década de 50. O Porto do Mucuripe tornou-se um
obstáculo para o fluxo de areias do litoral leste para o oeste, causando a
drástica diminuição da faixa de praia na área da Praia de Iracema e o
progressivo abandono das atividades comerciais e portuárias na área.
Vista aérea da urbanização da Avenida Beira Mar no trecho entre a Volta da Jurema e o Iate Clube em 1981 (foto de Gentil Barreira)
abertura da Avenida Beira-mar, determinada pelo plano Diretor de 1960. Com ela,
a orla marítima vai definitivamente se integrar à malha urbana e a valorização
do espaço do litoral leste passa a ser notada inclusive em valores monetários. A força do mercado imobiliário torna-se cada vez
mais presente na determinação da ocupação da cidade em geral e da orla marítima
em particular.
Na década de 1970, ocorre a interligação viária com a Praia do
Futuro, pelo prolongamento da Avenida santos Dumont. Promissora para o mercado,
a Praia do Futuro frustrou a expectativa dos especuladores, não tendo nem a ocupação
nem a demanda esperada, devido a uma série de fatores naturais e estruturais.
Compartilhe com alguém