A Praça Luiza Távora, popularmente conhecida por praça do Ceart, tem história para contar. Foi ali que, no inicio da década de 1920, um castelo começou a ser erguido na Aldeota, que já se consolidava como uma região da alta classe de Fortaleza.
O castelo pertencia ao empresário Plácido de Carvalho e sua esposa, Pierina.
Em 1974, o castelo de Plácido foi vendido para um grupo empresarial, que o demoliu. Anos depois, o comprador – o grupo Romcy – foi à falência
Atualmente a praça encontra-se em reforma para requalificação do projeto arquitetônico e paisagístico.
Os pontos principais visam a acessibilidade e a arborização do logradouro
o vagão abriga uma mini biblioteca
Localizada em ponto privilegiado de Fortaleza, entre a Avenida Santos Dumont,e as ruas Carlos Vasconcelos, Monsenhor Bruno e Costa Barros, a praça é uma referência na comercialização do artesanato local e da própria cultura cearense.
O CEART está muito bem instalado numa área ampla e privilegiada e deveria ser mais atuante na atividada para a qual foi criada .Faz pena a gente ver uma estrutura dessas servindo praticamente para cabide de empregos pois ñ entra nem no roteiro dos turistas .
ResponderExcluiralém do que os preços do artesanato comercializado ali é mais alto do que nos similares.
ResponderExcluirEssa praça é linda mesmo e tornou-se um lugar ótimo para o lazer. Sobre o artesanato, concordo que poderia ser melhor trabalhado ali, aproximar mais das pessoas. Recentemente fiz um passeio por lá e fiquei encantada com o ambiente aconchegante no meio da Aldeota.
ResponderExcluirMinha vó morava em uma dessas casas, na rua Carlos Vasconcelos. E nas férias eu ainda adolescente ficava com ela. As casas eram belissimas, antigas mas muito bonitas. Tinha moradores em todas. e no centro delas tinha um lindo castelo embora já abandonado, era pouco frequentado, pois as pessoas tinha medo , por está tão descuidado. Muito bom esse tempo. Eu e meu irmão passávamos sempre as ferias por la. Lembro que tinha tb uma mangueira imensa, onde brincávamos. Coisas de adolescentes. Eu lembro bem o dia que demoliram o castelo, era uma mistura de belo e abandonado, mas resolveram demolir. Eu vi tudo acontecendo. Depois de algum tempo minha vó mudou de la, pois tinham planos para as casas e todo o espaço da quadra. Foi onde contruiram a praça Luiza Távora. Boa recordação na minha vida.
ResponderExcluire isso foi tudo que sobrou daquele espaço, Alzira, só recordações.
ResponderExcluirabs
Fotos do antigo castelo, você não tem nenhuma???
ResponderExcluirAno de inauguração da praça?
ResponderExcluir